Polícia

Polícia Ambiental e Patrulha Rural de Cruzeiro resgatam jabuti silvestre

Uma ação conjunta entre a Patrulha Rural de Cruzeiro e a Polícia Ambiental resultou no resgate de um jabuti, animal silvestre que estava sendo mantido como animal de estimação por uma família na cidade.

A equipe de patrulheiros rurais realizava deslocamento pela cidade quando foi abordada com informações sobre a presença de um jabuti em uma residência. Diante disso, a equipe anotou o endereço e buscou orientação junto à Polícia Ambiental.

Ficou constatado que a família mantinha o jabuti como animal de estimação, porém, de acordo com as leis ambientais, animais silvestres como o jabuti precisam ser registrados no IBAMA.

A família foi orientada sobre as leis e as implicações legais de manter um animal silvestre em cativeiro, incluindo a possibilidade de multas.

Por livre e espontânea vontade, a família decidiu devolver o jabuti para que ele pudesse viver em seu habitat natural.

A equipe da Patrulha Rural seguiu todos os procedimentos orientados pela Polícia Ambiental e, com emoção e despedida, a família entregou o animal nas mãos dos patrulheiros, que posteriormente o entregaram à Polícia Ambiental.

A ação da Patrulha Rural destaca a importância de respeitar as leis ambientais e garantir o bem-estar dos animais silvestres.

Eles reforçam a integração com a população e incentivam que, caso alguém identifique a presença de um animal silvestre em situação similar, entre em contato pelos canais 153 ou pelo telefone da Polícia Ambiental (3143-3313) para fazer denúncias.

É fundamental lembrar que maus-tratos a animais silvestres são crime, e é dever de todos contribuir para a preservação da fauna e da flora.

Por Luidgi Santiago | Jornal A Notícia