Centro Educação Infantil de no Marechal Jardim em Itatiaia, RJ recebe o nome da Professora Angélica Mendonça Freire

Assinado Requerimento para Viação Penedo por todos os vereadores

A Mesa da Câmara Municipal de Itatiaia diante do quadro emergencial instalado no Brasil, inclusive em nossa cidade, adotou medidas sensíveis de enfrentamento a pandemia do Novo Coronavírus, Covid-19 e, no uso de suas atribuições legais, vem realizando vários Decretos Municipais e iniciativas para regulamentar seu funcionamento:

A pandemia de COVID-19 no Brasil teve início em 26 de fevereiro de 2020, e segundo o Ministério da Saúde em (23/06), foram 1.145.906 casos confirmados e 52.645 óbitos.

Visto que a classificação da situação mundial do Covid-19 como pandemia significa o risco potencial de doença infecciosa atingir a população mundial de forma simultânea.

Funcionamento da Câmara de Itatiaia

Foi necessário adotar/manter medidas de prevenção à infecção e propagação do vírus em ambientes de enorme circulação, conjugar esforços para combater a pandemia de Coronavírus e restringir ao máximo a propagação da Covid-19;

Considerando o elevado número de pessoas que circulam diariamente pelas dependências da Câmara Municipal de Itatiaia e a necessidade de se manter a prestação dos serviços públicos, porém preservando a saúde das pessoas que frequentam este Poder Legislativo, ficou resolvido que:

O expediente da Câmara Municipal de Itatiaia continua com as suas funções laborativas com horário provisório de 08:00 horas às 12:00 horas.

Neste período, o atendimento ao público está condicionado ao uso de máscaras protetoras tanto pelos servidores quanto pelos munícipes.

As Sessões Plenárias da Câmara Municipal de Itatiaia estam sendo realizadas as segundas e terças-feiras às 18:00 horas, com portões fechados, transmissão pelo facebook oficial da Câmara https://www.facebook.com/CamaradeItatiaia e apenas com a presença dos vereadores e dos funcionários indispensáveis para execução e transmissão das sessões.

Estam dispensados, os vereadores e servidores com idade acima de 60 (sessenta) anos, gestantes, os que tenham realizados recentes intervenções cirúrgicas, os que estejam em tratamento de saúde que cause diminuição de sua imunidade, os transplantados, e doentes crônicos independentes da faixa etária, em Home Office.

Todos os Decretos Municipais e iniciativas podem ser verificados no Site da Cãmara Municipal de Itatiaia, acessando esse Link : https://www.cmi.rj.gov.br/detalhe-da-materia/info/decreto-legislativo—coronavirus/8281

Na Sessão Ordinária de 23/06/2020, foi realizada a leitura do Projeto de Lei 034C.2020, de autoria do Vereador Jair Balbino, que institui a Política Municipal de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa Hospitalizada. Logo em seguida, foi realizada a 2ª Votação de três Projetos de Lei, que foram aprovados  por unanimidade e assinado o Requerimento Nº23, de 23/06/2020, para ser enviado à empresa Viação Penedo:

– Projeto de Lei 517/2020 – Executivo – Crédito Adicional Especial – Fundo Municipal de Assistência Social.

– Projeto de Lei 518/2020 – Executivo – Denominação de Centro Educação Infantil – Marechal Jardim – Professora Angélica Mendonça Freire.

[foto4]

– Projeto de Lei 519/2020 – Executivo – Denominação de Centro de Educação Especial – Nalbert Willian Ribeiro

BIOGRAFIA DA PROFESSORA ANGELICA MENDONÇA FREIRE

Importante destacar a trajetória dessa pessoa especial, que foi Angélica Mendonça Freire: excelente filha, irmã, amiga, vizinha e profissional que a engrandeceu durante toda a sua vida, firmando-se como uma pessoa importante de nossa cidade.

A professora Angélica é dessas figuras cuja trajetória serve de exemplo para todos aqueles que buscam através da persistência e do procedimento retilíneo, ser útil a todos.

Angélica nasceu neste município, em 09/10/1973, filha de Maria Nazaré de Mendonça Freire e Geraldo Mendonça Freire, solteira, não possuía filhos.

Iniciou sua vida profissional no curso de línguas New Age como secretária, posteriormente formou-se em Letras (Português e Espanhol) pela AEDB – Associação Educacional Dom Bosco.

Foi professora em diversas instituições de Ensino de Itatiaia, entre elas Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto (onde também foi Diretora Adjunta), Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, Escola UM em Itatiaia, CCCB, entre outros.

Participou da Eleição Municipal em 07/10/2012, pelo PSDB, como candidata a vereadora, obtendo 53 votos.

Fez Curso de Professional Coach – Sociedade Latino Americana de Coaching. Lançou um livro pela editora Conquista em parceria com outros profissionais do ramo chamado: Coaches Que Fazem a Diferença… Resiliencia. Autores: Angélica Freire | Bruno Chagas.

Realizou algumas palestras como Coach em São Paulo e também na Casa de Cultura de Itatiaia.

Foi palestrante e homenageada na Sessão Especial da Mulher Itatiaiense, em 30/03/2017, pelo Vereador Jair Porquinho na Câmara Municipal de Itatiaia;

Estava cursando MBA em Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento – Universidade Estácio de Sá;

Trabalhou como contratada na Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda do Município de Itatiaia, onde exercia a função de recrutamento e seleção de profissionais para empresas, no Núcleo de Emprego e Qualificação de Itatiaia (NEQ).

Angélica Mendonça Freire foi assassinada em sua residência na noite da quinta feira, 07 de junho de 2018,  vítima de latrocínio seguido de morte e sepultada no Cemitério Municipal de Itatiaia.

Entristecidos pelo acontecimento, o Vereador Tim Campos outorgou junto aos demais vereadores Moção de Pesar aos familiares e amigos desta magnífica pessoa que teve sua vida interrompida aos 44 anos e deixou muita saudade.

Rita de Cássia, irmã da Professora Angélica, ficou muito emocionada com a escolha e votação do nome para o Centro de Educação Infantil professora Angélica Mendonça Freire, no Bairro Marechal Jardim, no Penedo e descreveu:

“Este é um momento de agradecimento a todos que de alguma forma colaboraram para que minha irmã fosse para sempre lembrada, sendo principalmente associada à vida representada por crianças. Fisicamente ela não estará mais entre nós, mas quando olharmos para o Centro de Educação Infantil Professora Angélica Mendonça Freire, virá na mente e no coração toda a alegria, energia e vontade de crescer que ela sempre teve”.

Vereador Toroca fiscalizando o término da obra do Centro de Educação Infantil Professora Angélica Mendonça Freire

Lida e aprovada por unanimidade a Indicação Nº336/2020, de 23/06/2020 do Vereador João Marcio que pede ao prefeito, junto à secretaria competente solicitar a sinalização turística para identificar e conduzir as pessoas aos pontos e locais desejados. Segundo o vereador, esta indicação visa facilitação dos acessos aos atrativos turísticos e no uso sustentável da acessibilidade diante do deslocamento dos visitantes e da população local:

“Por meio da sinalização são oferecidas as informações para orientar o senso de posicionamento e o reconhecimento espacial, além de serem supridas as necessidades básicas de orientação para deslocamentos em territórios desconhecidos. 

A sinalização turística ocorre por meio de placas e deve ser feita da maneira mais abrangente possível e estar em total conformidade com os demais sistemas de circulação e sinalização viária. Deve ainda ser integrada aos espaços urbanos de forma harmônica, valorizando os atrativos locais e permitindo que os visitantes, moradores e turistas possam aproveitar os atrativos locais, assim como, localizarem restaurantes, espaços culturais, eventos promovidos na cidade e formas de locomoção”.