Silas Marques vai reassumir cargo de prefeito em Vargem, SP

Política – Silas Marques (PSD) vai reassumir o cargo de prefeito em Vargem (SP) na próxima sexta-feira (5) depois da renúncia do médico Rafael Ferreira (PR) na última quarta -feira (3). A decisão foi resultado de uma reunião na Câmara nesta quinta-feira (4) para escolha do ocupante do cargo.

Silas havia sido eleito prefeito da cidade em setembro do ano passado depois que a cassação dos mandatos do vice-prefeito, Rafael Ferreira, e do prefeito Aldo Moyses; respectivamente em 2014 e 2015, obrigou o município a fazer novas eleições diretas. Na ocasião, Silas foi eleito prefeito.

Porém, uma decisão do Tribunal de Justiça (TJ-SP) há menos de dois meses, favorável ao médico Rafael Ferreira, anulou a eleição do ano passado e reverteu a cassação dele – com isso, Ferreira reassumiu a prefeitura em junho e Silas voltou para o cargo de vereador, para o qual havia sido eleito em 2012.

Na carta de renúncia, entregue à Câmara nesta semana, o médico Rafael Ferreira ele alegou motivos profissionais e pessoais para deixar o cargo. Ele disse que não vai concorrer a nenhum cargo político no pleito de outubro.

Sucessão
Com a renúncia de Rafael Ferreira, pela linha sucessória, quem ocuparia o cargo seria o presidente da Câmara, Antônio Rogério Rossi (DEM). Mas nem ele, nem os dois secretários do legislativo, José Luiz Camanduci ‘Zé Luiz’ (PMDB) e Marcos Alves de Souza ‘Marquinho Barbeiro’ (PTB), que estão na sequência sucessória, aceitaram ocupar

o cargo.
Isso porque, pela lei, os parlamentares que ocuparem o posto neste momento não poderão concorrer à reeleição como vereador – infringiria o período de descompatibilização, que exige que um candidato deixe o cargo para concorrer a outro pelo menos seis meses antes da eleição. A única canditatura autorizada para ocupante da vaga de prefeito, neste caso, é a para reeleição para prefeito.

Silas Marques era o quarto nome nesta sucessão ao cargo de prefeito por ter sido o parlamentar mais votado em 2012. Como ele aceitou, vai reassumir o posto de chefe do Executivo em Vargem e fica no cargo até 31 de dezrmbro de 2016.

Foto: Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.