Sul Fluminense

Iniciativa pioneira, prédio do Retiro dos Atletas está em construção em Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda deu o pontapé inicial de um projeto inédito de habitação para ex-atletas de todas as modalidades esportivas: o Retiro dos Atletas, edifício de apartamentos em terreno da Prefeitura próximo ao Estádio da Cidadania, no Jardim Paraíba.

Eles receberão, sem nenhum custo, moradia, alimentação, tratamentos de saúde e odontológico, fisioterápico, nutricional e psicológico, além de oportunidade profissional, participando de programas de esporte e lazer do governo municipal.

As obras do edifício – que terá um total de sete andares – tiveram início no final de 2023. Até o momento já foram instalados cerca de 50% da estrutura metálica dos quatro primeiros andares; antes, a empresa responsável pela obra fez a colocação de 58 estacas com profundidades entre 19 e 20 metros, além da fundação e blocos de coroamento, fixação das chapas de metal e o içamento da estrutura metálica.

Em breve, a expectativa é realizar a concretagem das lajes desses quatro pavimentos iniciais, o que vai permitir levantar as paredes e fazer o emboço.

Estrutura

O terreno para construção do Retiro dos Atletas foi cedido pela Prefeitura, que desenvolve a iniciativa em parceria com os governos estadual e federal. Em contrapartida, os ex-atletas de todas as modalidades e esportes participarão de programas de esporte e lazer desenvolvidos pela Prefeitura, possibilitando que eles devolvam à sociedade toda a experiência adquirida quando ainda estavam em plena atividade.

“Nosso Retiro dos Atletas é uma forma de reconhecimento e agradecimento por tudo que esses esportistas fizeram pelo nosso país. E será uma oportunidade para eles continuarem ativos e compartilharem suas experiências com os mais jovens, até mesmo inspirando-os a praticarem algum esporte. E não podemos deixar de agradecer ao Deley, que é o maior entusiasta desse projeto e nos convenceu da sua importância”, animou-se o prefeito Antônio Francisco Neto.

Fotos: Cris Oliveira – Secom/PMVR