DestaqueLITORAL

Prefeitura de São Sebastião conclui obra de drenagem na Rua Maria Prudência, em Maresias, após cratera aberta por chuva

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), terminou a obra de drenagem na Rua Maria Prudência, em Maresias, nesta quarta-feira (7). A forte chuva que caiu na noite do dia 24 de janeiro abriu uma cratera e a via chegou a ficar interditada por alguns dias.

Segundo avaliação de técnicos da Secretaria de Obras (SEO), houve o rompimento de tubulação de drenagem urbana que carreou o material (base) do pavimento, causando o solapamento da via.

Os funcionários da Regional Maresias fizeram uma nova linha de drenagem, utilizando 25 metros de tubo PEAD de 800 milímetros. Por ser uma via com constante movimento, foi realizada uma força-tarefa com 15 servidores no decorrer de quase 15 dias.

Segundo o diretor da Regional Maresias, Téo Ferreira, a via que recebeu o serviço tem um alto fluxo de munícipes, pois muitos trabalham em comércios que ficam na Avenida Francisco Loup e a revitalização da rua demandava urgência.

“Não foram medidos esforços para a realização dessa obra por conta da importância da referida via do sertão de Maresias. Sabemos que muitos moradores precisam passar pelo local diariamente e buscamos solucionar o problema o quanto antes”, disse Téo.

O pluviômetro do bairro Maresias chegou a registrar mais de 100mm de chuvas em 72h. No município, o acumulado no período foi de 155,3 mm.

Prevenção e colaboração

Esses trabalhos de prevenção são realizados, constantemente, em todo o município pelas equipes das regionais, ligadas à SESEP. Com as fortes chuvas, os serviços passam a ser intensificados para evitar pontos de alagamentos na cidade.

De acordo com a SESEP, se os rios, córregos e valetas se mantiverem limpos e desobstruídos a água pode subir, mas, passada a chuva, o escoamento é feito naturalmente e de maneira mais rápida.

Os resíduos descartados de maneira irregular são os maiores causadores de alagamentos na cidade. A destinação incorreta do lixo provoca rompimentos da rede de galerias.

Entre os materiais encontrados na ação estão garrafas pets, sacolas plásticas e objetos de vários tipos. A sujeira varrida das calçadas ou jardins também agravam o quadro e contribuem com essas situações.

Por isso, a Prefeitura de São Sebastião pede para a população ter consciência ambiental e realizar o descarte correto do lixo para evitar casos de obstrução de galerias e córregos no município.

Colabore com a Prefeitura de São Sebastião e com o meio ambiente, fazendo o descarte correto do seu lixo e coleta seletiva.

Serviço

A Regional Maresias fica na Avenida Doutor Francisco Loup, 1.316. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações: (12) 3865-7094.

Por  Rafael César | PMSS