Sul Fluminense

Sábado é dia de vacinação antirrábica animal em Itatiaia

A Secretaria de Saúde de Itatiaia, através da Vigilância Ambiental, informa que neste sábado (21/10) haverá vacinação antirrábica animal nos bairros Vila Maia, Vila Odete, Vila Paraíso e Jardim Paineiras, com postos fixos nas Associações de Moradores destas localidades. Os tutores poderão vacinar cães e gatos entre 9h e 16h.  

De acordo com o Coordenador da Vigilância ambiental do município, Rafael Rezende, podem ser vacinados contra a raiva todos os animais a partir de quatro meses de idade, mesmo os que já foram imunizados em anos anteriores. “Os cães e gatos, no entanto, não podem estar doentes e as fêmeas não devem estar no período de gestação”, alerta.  

Rafael destaca a importância da vacinação antirrábica animal e lembra que ela é uma das principais iniciativas para manter o controle da doença no município. Segundo ele, obter bons índices de cobertura vacinal só é possível com a adesão dos moradores à vacinação.  

– A raiva é uma zoonose perigosa, que pode também afetar o ser humano, além de levar o animal à morte. Por isso, os cuidados devem ser redobrados no combate e prevenção da doença. Hoje, temos como preveni-la com a vacina antirrábica. É importante que os moradores não deixem de levar os cães e gatos para vacinar – adverte.