Destaque PequenoLITORAL

Prefeitura de Caraguatatuba debate medidas para reduzir descarte irregular nas proximidades dos Ecopontos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, alerta a população sobre os perigos do descarte irregular de resíduos em vias públicas e estuda medidas para identificar e responsabilizar infratores.

Proximidades do Ecoponto Golfinho com entulhos descartados (Foto: Divulgação/PMC)

Exclusivamente na última terça-feira (13) de Carnaval, os Ecopontos fecharam por conta do feriado. E em apenas um dia sem funcionar, os locais registraram acúmulo de materiais recicláveis nas proximidades, obstruindo calçadas e potencialmente causando prejuízos à cidade.

Além de representar um obstáculo aos pedestres, o descarte irregular desses materiais faz com que se tornem lixo comum, muitas vezes acabando nas vias públicas e até mesmo nos sistemas de drenagem da cidade, o que pode causar danos ambientais significativos, especialmente durante o período de chuvas.

Esse descarte de materiais recicláveis fora do horário de funcionamento dos ecopontos ocorre também quase que diariamente, inclusive logo após o fechamento dos portões.

Diante desse cenário, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca está considerando a instalação de câmeras de segurança nos Ecopontos, a fim de identificar e responsabilizar aqueles que descartam resíduos de forma inadequada. A medida visa reduzir a prática do descarte irregular, protegendo o meio ambiente e também a saúde pública.

Devido a sua gravidade, a Prefeitura reforça que os munícipes estão sujeitos a multas de até 460 VRM (Valor de Referência do Município), o equivalente a R$ 2.116,00, caso sejam flagrados cometendo essa infração.

É fundamental que a população seja conscientizada sobre a importância de destinar os resíduos nos locais corretos, utilizando os Ecopontos ou outras instalações adequadas para essa finalidade. No entanto, caso não seja possível em um dia específico ou devido ao horário de fechamento dos locais, a recomendação é para que armazenem os materiais e descarte quando possível.

Em dias habituais, os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h. Durante os feriados, eles são fechados ou trabalham com horários reduzidos.

Em casos de dúvidas, a Secretaria de Meio Ambiente está disponível para reforçar os dias de funcionamento, portanto os munícipes podem entrar em contato pelo telefone (12) 3897-2530.

Endereços e horários:

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Tinga: Avenida Rio Grande do Norte, Tinga – rua principal da Feira do Rolo. Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo à Praça do ParCão. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.