DestaqueSul Fluminense

Escola Municipal Campo Belo, em Itatiaia, faz caminhada contra a dengue

Com o objetivo de mobilizar a comunidade para adotar ações preventivas contra o mosquito Aedes Aegypti, alunos do primeiro e segundo turnos da Escola Municipal Campo Belo, localizada na Vila Pinheiro, participaram nesta sexta-feira (23/02), de uma “Caminhada Contra a Dengue”. De acordo com a Diretora Geral da unidade, Adriana Herculano, a ideia é mobilizar toda a comunidade escolar sobre a importância do combate ao transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

Segundo ela, o evento teve a participação de crianças, pais e responsáveis, funcionários administrativos, professores, gestão e equipe técnica da escola, que percorreram os arredores do estabelecimento de ensino. “Durante o percurso entregamos para a comunidade panfletos com informações sobre a prevenção e combate à dengue e também realizamos a coleta de garrafas, tampinhas, embalagens e qualquer tipo de recipiente que poderia acumular água”, explica.

A “Caminhada Contra a Dengue” envolveu todos os alunos da unidade escolar. Na parte da manhã, às 8h30, participaram do evento os estudantes do primeiro turno e, na parte da tarde, às 13h30, o segundo turno reforça a conscientização sobre o combate ao Aedes Aegypti.

– Nossa escola realiza essa ação anualmente no mês de maio, porém com o número elevado de casos de dengue em todo o Rio de Janeiro e em nosso município, e também pelo decreto de estado de emergência em função da dengue, a equipe da escola antecipou essa ação de cuidado e prevenção, para que os alunos possam ser multiplicadores dessa boa prática – comenta Adriana.

De acordo com a Diretora da unidade, a escola vem realizando outras iniciativas sobre a dengue. A ação “10 minutos Contra a Dengue” é uma delas. “Uma vez na semana uma turma percorre a escola, fazendo uma varredura para identificar possíveis criadouros, além de o tema ser trabalhado em sala de aula, com os professores, de diversas formas, com atividades, brincadeiras lúdicas e textos informativos”, ressalta.

A Secretária de Educação de Itatiaia, Márcia Sabadini, destacou a validade de se abordar o tema da dengue no ambiente escolar. Segundo ela, fazer com que os alunos conheçam o Aedes aegypti é essencial. Ao receber as informações, eles podem se tornar multiplicadores, com seus familiares, da importância dos cuidados em casa, observando a existência de recipientes com água parada e de outros potenciais focos de criadouro do mosquito. 

– Levar informações sobre a doença, como identificar e eliminar prováveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, são práticas educacionais bastante válidas. As crianças e os jovens absorvem essas informações com muita facilidade e replicam os ensinamentos dentro do ambiente familiar, facilitando assim o combate aos focos dentro da comunidade – afirma a Secretária de Educação.

Fotos: Sonita Palmer | Ascom PMI