DestaqueSul Fluminense

Escola Municipalizada de Rialto em Barra Mansa é destaque em ações envolvendo agricultura sustentável

Projeto de desenvolvimento de uma horta orgânica faz parte do laboratório de ciências

Agricultura sustentável e qualidade de vida são as premissas do projeto de ciência da Escola Estadual Municipalizada de Rialto. A horta orgânica da unidade estudantil vem trazendo grande aprendizado para os alunos, que fazem desde o plantio e cultivo até a colheita. Surgido em 2021, o programa tem como principais objetivos trabalhar o cooperativismo e incentivar a alimentação saudável e o cuidado com o alimento. 

De acordo com a diretora da unidade, Márcia Carolina Ramos, todo o processo visa trabalhar e estimular as práticas sustentáveis. “Nós fazemos a adubação e também a coleta da água da chuva para a irrigação. Não utilizamos agrotóxico, então, os alimentos vêm com todos os nutrientes naturais. Após a colheita, nós doamos as verduras para os alunos e utilizamos os temperos no preparo da merenda”, explicou.

A aluna do 5º ano, Anayra Prado, 10 anos, participa do projeto de ciência pelo segundo ano e contou o como tem sido a experiência. “A gente aprende muito aqui. Cada aula é uma novidade, mas, o principal, é a questão da importância da alimentação saudável”, revelou a estudante.

A horta orgânica da Escola Municipalizada de Rialto conta com couve, alface, cebolinha, manjericão, pimenta dedo-de-moça, morango e melissa.

Fotos: Felipe Vieira