Notícias

Governos estadual e municipal entregam nova sede da Delegacia em Defesa da Mulher de São Sebastião, SP

Crédito: Daniela Andrade | PMSS

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, inaugurou nesta sexta-feira (8), a nova sede da Delegacia em Defesa da Mulher (DDM).

O imóvel foi cedido pelo governo municipal. Já o governo estadual, por meio da Polícia Civil, administra a unidade especializada em atendimento a mulheres, idosos, crianças e adolescentes que vivenciaram situações de violência física, moral e sexual.

O órgão foi inaugurado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

Entre as autoridades presentes, Hugo Parreiras de Macedo, Delegado Seccional de Polícia de São Sebastião; Patrícia Casanova Crivochein, delegada da DDM; Jaqueline Rodrigues, presidente da 136ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Sebastião; Andreia Rodrigues, coordenadora da Mulher; Márcia Ione de Mello Souza, presidente do Conselho Municipal do Idoso (COMISS), Elias Rodrigues, secretário de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES); Reinaldinho Moreira, secretário de Saúde e vice-prefeito, Reinaldinho Moreira e o prefeito Felipe Augusto.

“Precisamos estreitar as ações conjuntas entre os órgãos públicos para políticas públicas efetivas no combate à violência contra a mulher. Esta inauguração é exemplo desta união e eficiência”, explicou a delegada da DDM, Patrícia Crivochein.

“Este é mais um importante equipamento social da rede protetiva em defesa das mulheres sebastianenses”, avaliou o secretário da SEDES, Elias Rodrigues.

O secretário de Saúde e vice-prefeito, Reinaldinho Moreira argumentou sobre a importância da delegacia. “Além dos direitos resguardados, a nova sede da Delegacia em Defesa da Mulher é um órgão policial primordial no combate à violência contra às mulheres, numa rede de proteção feminina que envolve diversos setores com atendimento específico e diferenciado”, afirmou Reinaldinho.

“Esta parceria é uma missão de enfrentamento à violência contra a mulher, em que as políticas públicas governamentais as favorecem e protegem. Parabéns mulheres sebastianenses pela garra, força e determinação, neste dia de comemoração e reflexão”, disse o prefeito Felipe Augusto.

DDM

Segundo o governo estadual, instaurada em 1985, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) é uma unidade policial, especializada no atendimento de mulheres, idosos, crianças e adolescentes que vivenciaram situações de violência física, moral e sexual.

O órgão é responsável pelo registro de ocorrências, investigação e apuração de crimes. No local também são feitas solicitações de medidas preventivas previstas na Lei Maria da Penha e o encaminhamento para laudos no IML (Instituto Médico Legal). Em todo Estado de São Paulo, são 133 DDM.

A DDM de São Sebastião está localizada à Rua Marechal Floriano Peixoto, 340, bairro Vila Amélia, região central. O horário de atendimento é das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Telefone (12) 3893-1213.

Central de Atendimento à Mulher

O ‘Ligue 180’ é um serviço de utilidade pública criado para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações de direitos, a central encaminha o conteúdo dos relatos, aos órgãos competentes, e monitora o andamento dos processos.

Entre as orientações, atendimentos especializados da rede protetiva, direitos da mulher, legislação vigente e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Por Luana Camargo | PMSS