Destaque PequenoVale do Paraíba

Advogado de Bananal denuncia golpe utilizando seu nome e dados pessoais

Golpistas criaram perfil falso do advogado Bruno Trindade Nogueira, que possui escritório no centro histórico de Bananal

O advogado Bruno Trindade Nogueira, inscrito na OAB/SP sob o número 377.995, tornou público um alerta sobre uma tentativa de golpe envolvendo seu nome e informações pessoais.

No dia 02/03/2024, às 15 horas, Nogueira foi informado por um cliente sobre uma pessoa que se identifica como sua secretária, Ariana Nunes, utilizando o número (11) 91587-6935. A suposta secretária abordava o cliente, alegando tratar-se de questões relacionadas a processos judiciais e pagamento de sentenças.

A fraude inclui a criação de um perfil falso do advogado, com o número (11) 98170-1656, usando a mesma foto de perfil presente no WhatsApp, na conta Gmail e no Canal Jusbrasil do advogado. Ao entrar em contato com esse perfil falso, os clientes são induzidos a cair em um golpe.

O criminoso informa sobre a liberação de um pagamento dentro de um processo e solicita os dados bancários do cliente para realizar uma TED. Após fornecer os dados, a vítima recebe um comprovante de TED falso. O golpista, então, alega problemas com a Receita Federal em nome do cliente, exigindo o pagamento de uma taxa para liberar o montante, solicitando dinheiro através da chave PIX setordefinancas@uorak.com.

Até o momento, mais de dez clientes foram contatados pelo golpista, alertando o advogado para a gravidade da situação. Bruno Nogueira tomou medidas imediatas, registrando o incidente na Delegacia Eletrônica do Estado de São Paulo. Além disso, ele compartilhou a informação em seu perfil do WhatsApp nos dias 04/03 e 07/03, bem como alertou seus clientes por meio de uma lista de transmissão na rede social.

Preocupado com a disseminação do golpe, Nogueira passou também a buscar a colaboração dos meios de comunicação para alertar o público sobre essa fraude. Ele acredita que ela possa tomar dimensão nacional, já que foi avisado por uma advogada de Cuiabá-MS, que uma cliente dela recebeu a mensagem do perfil falso com a tentativa de golpe.

Por Ricardo Nogueira | Gazeta de Bananal