Sul de Minas

São Thomé das Letras participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília

São Thomé das Letras deixou sua marca de maneira expressiva na 4ª Conferência Nacional de Cultura, sediada em Brasília entre os dias 04 a 08 de Março. Na comitiva local estiveram presentes Josiane Cardoso, chefe do Departamento de Cultura, juntamente com as engajadas Kelly e Tiana, representantes da sociedade civil, que desempenharam um papel fundamental no evento representando o Estado de Minas junto dos demais mineiros em busca de fomento para cultura.

Com o tema deste ano focado em “Democracia e Direito à Cultura”, a conferência reuniu gestores e representantes do setor cultural de todo o Brasil, proporcionando um espaço dedicado à discussão das propostas previamente elencadas durante as Conferências Estaduais.

Seis eixos temáticos foram destacados, abordando questões cruciais relacionadas ao sistema nacional de cultura, tais como Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória; Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;

Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; Eixo 6 – Direito às Artes e Linguagens Digitais.

Dentre os principais pontos votados, destaca-se a ampliação de representações dos setores culturais no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), que visa instituir a previdência social para os fazedores de cultura. Outras propostas incluíram a valorização e visibilidade dos mestres das culturas populares e o reconhecimento da cultura indígena.

A presença dos movimentos sociais foi enfatizada pela secretária dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Roberta Martins, destacando a importância da participação na construção e defesa das propostas, especialmente na inclusão de territórios e grupos anteriormente invisibilizados.

Dentre as pautas prioritárias, a necessidade de olhar para o Sistema Nacional de Cultura foi ressaltada, considerando as especificidades da gestão cultural.

A comitiva de São Thomé das Letras, composta por representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, demonstrou o engajamento da comunidade na promoção e preservação da cultura local, ao lado de outros delegados mineiros, reforçando a importância da participação ativa do município nas discussões culturais em nível nacional.

As conferências municipais, estaduais e nacionais são passos cruciais para transformar propostas em ações concretas em prol do setor cultural. Agora, a expectativa é que as ideias discutidas e os representantes eleitos contribuam efetivamente para o desenvolvimento cultural não apenas de São Thomé das Letras, mas de todo o estado de Minas Gerais e do Brasil.