Destaque PequenoVale do Paraíba

Secretaria de Saúde de Guaratinguetá dá início ao programa “Mamãe Lua, Bebê Sol” para gestantes do município

A Secretaria de Saúde deu início nas últimas semanas ao programa “Mamãe lua, bebê sol” para gestantes do município. O projeto consiste em encontros quinzenais de mulheres gestantes (podendo participar também mamães com bebês), na ESF (Estratégia Saúde da Família) do Jardim do Vale, com o objetivo de troca de experiências sobre temas pertinentes a esse público com mediação para o esclarecimento de dúvidas e a obtenção de novos conhecimentos. Além dessa proposta de convivência, os encontros contarão com rodas de canto popular e exercícios de respiração ministrados pelo fisioterapeuta Orlando Neto da Secretaria da Saúde.

O programa foi idealizado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Évora Soliva, juntamente com a equipe da Secretaria de Saúde e agentes comunitários de saúde da ESF do Jardim do Vale lideradas pela Iraci Torres.

Esta ação tem como grande objetivo o apoio às mulheres neste período especial da vida, contribuindo para um pré-natal saudável e fortalecendo o vínculo de amor entre as mães e os bebês que estão chegando ao mundo.

O nome “Mamãe lua, bebê sol” foi uma ideia da enfermeira Silvia Castro, responsável pela unidade ESF do Jardim do Vale . Segundo ela, o sol e a lua são mencionados em diversos contextos simbólicos na Bíblia. O sol pode representar a luz divina, a presença de Deus e a sabedoria, enquanto a lua pode simbolizar a feminilidade, a intuição e a mudança.