Destaque PequenoSul Fluminense

Investimentos na saúde de Itatiaia geram aumento significativo nos atendimentos do Hospital Municipal de Itatiaia

Levantamento divulgado pela Superintendência do Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros mostra que a unidade registrou aumento significativo no número de atendimentos em 2023. De acordo com o Superintendente do Hospital Municipal, Daniel Passeri, houve 36.143 atendimentos no PS (Pronto-Socorro) Adulto e 13.738 no Materno-Infantil. “Os números se devem ao aumento da oferta de especialidades e de procedimentos e exames, o que gera maior confiança dos munícipes na instituição”, explica.

Os dados mostram que em 2022 foram 25.998 atendimentos no Pronto-Socorro Adulto e 12.655 no Materno-Infantil. Em 2021 ocorreram 24.123 atendimentos no PS Adulto e 700 no Materno-Infantil. Já em 2020 foram registrados 6.353 atendimentos no PS Adulto e nenhum atendimento no Materno-Infantil.

De acordo com o Superintendente, o aperfeiçoamento do sistema de informação da unidade foi uma importante iniciativa adotada, traduzindo fidedignamente os serviços realizados. Havia falta de algumas especialidades no hospital e a questão não passou despercebida.

– Nos tornamos mais resolutivos com as melhorias ocorridas no hospital nesta gestão. Foram contratados novos médicos e profissionais de enfermagem para aumentar a agilidade no atendimento. Além disso, o Hospital passou por melhorias na parte predial, além de mudanças no atendimento para trazer mais conforto aos pacientes. As ações são importantes para garantir a qualidade na prestação de serviço à população – comenta.

Dentre as ações realizadas estão também a reforma do telhado, implementação de sala de descanso para a enfermagem, implantação de novos leitos, novo enxoval, mutirões em diversas áreas, criação do anexo para atendimentos de possíveis casos de dengue, sala de medicação – antes era feito no corredor – leito psiquiátrico, troca dos aparelhos de ar condicionado de todos os leitos da Clínica Médica, cuja reforma dos leitos ainda está em execução.

O Secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha, entende que os números mostram a melhoria dos serviços prestados pela unidade de saúde. Segundo ele, a pasta vem buscando investir na capacitação de profissionais, no atendimento mais humanizado, na adoção de indicadores de desempenho e em tecnologia, dentre outras ações.

– Os resultados estão acontecendo e são fruto de um trabalho incansável para levarmos saúde de qualidade aos moradores. Apesar das conquistas, ainda há muito a ser feito. Estamos trabalhando para avançar ainda mais – afirma Luiz Eduardo.

Foto: Sonita Palmer