Curtume de São Lourenço,MG abre suas instalações para receber a nossa reportagem

curturme de sao lourenço

cuturme em sao lourenço

 

Keridão Potência – No início do mês de janeiro deste ano, nossa reportagem publicou relatos de moradores vizinhos ao curtume da cidade dando conta de um cheiro desconfortável em determinados períodos do dia e da noite.  Na ocasião (final de ano), tentamos contato com a empresa dona do estabelecimento (Mata Comércio De Couros), mas não havia expediente no escritório naqueles dias.

Algum tempo depois, após tomar conhecimento da nossa reportagem, os proprietários da empresa fizeram contanto com a nossa redação, ficando à disposição para nos receber em uma visita quando desejássemos. Foi então que estivemos (sem aviso prévio) na sede da Mata Comércio que fica localizada da Via Silvestre Ferraz no bairro Jardim América, para verificar como tudo estava funcionando e ao mesmo tempo saber o que aconteceu para que os vizinhos reclamassem com frequência no início do mês de janeiro.

Assim que chegamos, fomos recebidos pelo proprietário da Mata Couro Sr. Totti e sua filha Sandra, que fizeram questão de juntos, nos apresentarem as instalações e explicar a importância do pleno funcionamento da empresa para a cidade.

Enquanto caminhávamos pelo pátio em direção à caldeira, Totti e Sandra nos contaram que a MATA COMÉRCIO DE COUROS está instalada naquele local há 60 anos, emprega 42 funcionários e processa cerca de 30 toneladas de rejeitos de ossos por dia, que são triturados, processados e acabam virando sebo, óleos e farinha para serem vendidos para grandes empresas de cosméticos, rações para animais e outras. “Imagina se não tivesse o curtume, onde esses rejeitos de ossos seriam descartados? Onde os donos de açougue descartariam esse material? No lixão? Imagina bem… o nosso trabalho é importante para a cidade”, disse Sandra.

Totti nos explicou que a empresa se preocupa muito e faz tudo o que é possível para minimizar o odor durante o processamento dos materiais e nos mostrou a caldeira com lavador de gases que está em conformidade com a Deliberação Normativa COPAN nº 187 de novembro de 2013. Ela é a responsável por abafar e filtrar os gases expelidos provenientes das etapas do processamento dos rejeitos (semelhante a um chuveirinho).

Depois de visitar a caldeira, caminhamos para o local de processamento dos materiais, logo percebemos que tudo estava muito limpo e organizado, com funcionários trabalhando uniformizados e usando EPI´s. Quando chegamos Sandra logo disse: “Aqui que deu problema na passagem de ano e o pessoal reclamou, essa máquina que tritura os rejeitos e é automática estragou e por coincidência a reserva (que é manual) estava em manutenção, foi quando ficamos sem poder trabalhar e o material se acumulou causando um cheiro mais forte, e para que não aconteça mais, já estamos providenciando uma segunda máquina reserva que fará o serviço caso seja necessário”, disse.

Saímos do processamento e caminhamos então para a estação de tratamento biológico, lá registramos toda a água utilizada na empresa sendo tratada antes de ser descartada no rio, seguindo todas as normas ambientais vigentes. “Estamos trabalhando com o que há de melhor para minimizar qualquer incômodo, trabalhamos com a melhor tecnologia disponível no mercado, qualidade e serviço são os alicerces para nós e temos isto pautado em nossas ações tanto no campo produção/comercial como também na área de meio ambiente e social”, disse Totti.

Após encerrar nossa visita estivemos no escritório, onde nos foi apresentada toda a documentação referente às licenças ambientais citadas na reportagem.

A MATA COMÉRCIO DE COUROS é registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem autorização ambiental do COPAM (Conselho Estadual de Política Ambiental), para exercer as atividades de secagem e salga de couros e peles e processamento de subprodutos de origem animal para a produção de sebo, óleos e farinha.

 

 

Fotos: Keridão Potência

Um comentário em “Curtume de São Lourenço,MG abre suas instalações para receber a nossa reportagem

  • 17 de setembro de 2019 em 13:54
    Permalink

    I simply want to tell you that I am all new to blogging and really loved your website. More than likely I’m going to bookmark your blog post . You really come with outstanding stories. Thanks a bunch for revealing your web-site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.