LITORAL

Dia Mundial da Água: Prefeitura de Ilhabela realiza palestras sobre uso consciente e conservação do recurso natural

Na próxima sexta-feira (22), é celebrado o Dia Mundial da Água, uma data importante para repensar o uso dos recursos hídricos no Brasil e no mundo, especialmente diante do cenário de aquecimento global e do regime de chuva inconstante.

Diante disso, a Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Administração, irá promover duas palestras para a conscientização dos moradores da cidade e alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino. Os encontros serão gratuitos, abertos ao público e realizados no auditório Pasquale Colucci, no Paço Municipal.

A primeira palestra ocorrerá às 9h, com a presença do Dr. Ronald Buss de Souza, coordenador do Grupo de Oceanos e Criosfera do Centro de Previsão de Tempo (CPTEC) e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com o tema “Oceanos e a Água num Clima em Mudança”.

Logo após, às 11h, os técnicos em Sistema de Saneamento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), lucif Karin Chaaban e Faber Rédua de Oliveira vão ministrar a palestra “Água e Suas Diversas Formas de Uso: Se Souber Usar, Não Vai Faltar”.

Ação de Limpeza da Praia

Uma Ação de Limpeza de Praia aberta ao público também ocorrerá no sábado, dia 6 de abril, por volta das 9h, na Praia do Perequê. As equipes vão se encontrar em frente ao Espaço Baleia Jubarte para realizar a catação de lixo tanto na faixa de areia quanto no mar.

A secretária de Meio Ambiente e engenheira florestal, Kátia Freire, destaca a importância da água como substância imprescindível à manutenção de toda a vida terrestre, sendo as ações de limpeza fundamentais para a preservação da água e para a biodiversidade. “Os desafios são grandes e não podem ficar restritos apenas às entidades públicas, cabendo a todos a conscientização e preservação dos recursos hídricos”, disse.

Em terra, a coleta será comandada por funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e por integrantes do Instituto Argonautas. Já na água, atletas de Canoa Havaiana das principais bases da cidade recolherão o lixo flutuante. Todo lixo coletado na ação será pesado, triado e direcionado ao Centro de Triagem “Nega Malu”.