LITORAL

Equipe de assistência social de São Sebastião visita Instituição de Longa Permanência para Idosos em Caraguatatuba

Crédito: Daniela Andrade |PMSS

A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião, fez uma visita técnica, nesta quarta-feira (20), às instalações do Convívio Lazer e Amparo a Melhor Idade (CLAM) – Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), em Caraguatatuba.

O governo municipal firmou convênio com a instituição para ampliação de atendimento, de forma a acolher e garantir proteção integral à pessoa idosa, em situação de vulnerabilidade social. A Prefeitura de São Sebastião também mantém convênio firmado com a ILPI Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), no bairro Portal da Olaria, região central, ambas em determinação a legislações federais, estaduais e municipais e diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“Uma equipe técnica multidisciplinar acompanha os nossos residentes 24h, com todo o cuidado e acolhimento necessários”, disse Venci Budal, diretora operacional do CLAM.

“Esta parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, com mais uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), neste caso, o Convívio Lazer e Amparo a Melhor Idade, representa todo o amparo e auxílio social em políticas públicas da rede protetiva socioassistencial. A Prefeitura de São Sebastião trabalha e cuida das pessoas”, afirmou o secretário da SEDES, Elias Rodrigues.

População Idosa

De acordo com pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões até 2050, ou seja, um quinto da população mundial. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos.

CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da política de Assistência Social em que são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Os encaminhamentos dos casos, em sua maioria, são do Conselho Tutelar, Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), Poder Judiciário, Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP), além dos serviços de saúde, assistência social e educação à comunidade.

Por  Luana Camargo | PMSS