Médicos são detidos pela polícia acusados de não portarem CRMs em Cruzeiro, SP

Mário Castilho – Uma denuncia nessa manhã, (11) levou dois médicos do PS da Santa Casa a serem encaminhados ao 3° DP para dar explicações sobre documentações falsas.
Bertino Rumarco da Costa e Lavoisier Tavares de Andrade, deram depoimento ao delegado, e segundo informações foram liberados, pois os dois são investigados em outras cidade pela mesma ação.

th-1

Investigadores da Polícia Civil de Mairinque, São Paulo, vieram Caratinga para tratar de assuntos relacionados à escolta do preso Bertino Rumarco da Costa para o estado paulista.A delegada responsável pelas investigações, Simona Scarpa, enviou à Delegacia Regional de Polícia Civil de Caratinga e à Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) um ofício solicitando a autorização da liberação do preso para os policiais civis da unidade de Mairinque. Para que façam o recambiamento do detento da Comarca de Caratinga para a Comarca Mairinque a fim de que fique à disposição da Justiça.

Bertino é natural do Estado da Bahia e há alguns anos residia em Caratinga. Ele foi detido durante uma operação realizada no dia 05 de agosto pela Polícia Civil da cidade. Reveja os detalhes da operação:https://www.youtube.com/watch?v=pQadG8rdgaA

Bertino é investigado pela participação em um esquema de prestação de serviços realizada por falsos médicos. Dois mandados de prisão foram cumpridos em Caratinga. Naquela ocasião, os policiais civis da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil efetuaram a prisão de Bertino no Centro Universitário de Caratinga (Unec), enquanto fazia um curso de capacitação para prestar o exame de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida).

Conforme adiantado ao Super Canal, de acordo com Delegado Regional, Dr. Weligton Moreira, as investigações traçadas pela Polícia Civil de São Paulo apontam que Bertino usava um CRM falso para a prestação de serviços e estaria envolvido no grupo idealizador do esquema, afim de captar novos falsos médicos para a atuação ilícita. Uma vez detido ele foi encaminhado ao Presídio de Caratinga e aguarda a sua transferência para o Estado de São Paulo, que deverá ocorrer nesta quinta-feira.

O segundo mandado de prisão é em desfavor do boliviano naturalizado brasileiro, José Pablo Rojaf de Solis, que não foi encontrado em casa e é considerado foragido. Informações apuradas pela Polícia dão conta de que o suspeito não está mais em Caratinga e teria fugido para Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

th

Prefeitura de Franca decidiu afastar o médico Lavoisier Tavares de Andrade do Pronto-socorro “Álvaro Azzuz”. Ele é acusado pelo Ministério Público do Estado de ser um dos mentores do esquema de desvio de dinheiro público por meio da falsificação de fichas de atendimento.

A fraude teria ocorrido nos meses de julho e agosto de 2014, quando Lavoisier trabalhava como contratado pelo ICV (Instituto Ciências da Vida). Mais tarde, continuou trabalhando, mas em nome de sua própria empresa.

De acordo com a Prefeitura de Franca, o afastamento do médico foi feito na semana passada, depois que um processo administrativo foi aberto para apurar a fraude. Segundo as acusações do MP, para simular a presença de mais médicos durante os plantões no PS, Lavoisier usava os carimbos com os nomes de outros dois médicos do ICV, Daniel Gutierrez e Reinaldo Letrinta. Como o controle da presença de médicos se baseava exclusivamente no carimbo das fichas de atendimento, ora Lavoisier usava seu carimbo ora o dos colegas que não estavam sequer dentro da unidade. Com a fraude, o ICV acabou recebendo mais do que deveria e, consequentemente, repassando mais também para os envolvidos.

O esquema foi descoberto por servidores do Pronto-socorro “Álvaro Azzuz” que denunciaram à então secretária municipal de Saúde, Rosane Moscardini. Mas nada foi feito. Lavoisier e seus colegas seguiram trabalhando.

O Ministério Público do Estado, em novembro do ano passado, propôs uma ação contra os envolvidos para o ressarcimento dos cofres municipais. Nem assim o médico, que é um dos réus, foi suspenso. Só mais de cinco meses depois é que a Prefeitura decidiu afastar o médico.

Segundo a nota enviada pela Assessoria de Comunicação, além de Lavoisier, outros dois médicos também estariam envolvidos no esquema. Os três foram afastados preventivamente e tiveram seus pagamentos retidos. A nota não cita os nomes dos profissionais que também serão investigados. Com mais esses dois nomes, sobe para cinco o total de médicos que teriam se envolvido no esquema de falsificação de fichas médicas. Os valores retidos não foram divulgados.
Nossa equipe de reportagem está apurando mais informações sobre o caso – WhatsApp Cidadão (12) 9 82896973

Fotos dos médicos: Reprodução
Fotos: Mário Castilho / A Gazeta

4 comentários em “Médicos são detidos pela polícia acusados de não portarem CRMs em Cruzeiro, SP

  • 14 de novembro de 2016 em 21:03
    Permalink

    cruzeiro já se afundou a muito tempo, e os culpados são os próprios cruzerenses que vendeu o voto por oito anos consecutivos

  • 28 de maio de 2019 em 14:40
    Permalink

    Great post. I was checking continuously this weblog and I am impressed! Extremely helpful info specifically the ultimate phase 🙂 I care for such info much. I used to be seeking this particular information for a very lengthy time. Thank you and best of luck.

  • 31 de agosto de 2019 em 13:30
    Permalink

    AC: PROPRIETÁRIO DA EMPRESA

    BOA TARDE meu nome é ALEX, acessei o site de sua empresa e achei muito bom.

    Sou consultor de marketing , formado pela Fundação Getúlio Vargas e gostaria de realizar a divulgação da sua empresa no Google.

    – Cadastro sua empresa em mais de 2.500 buscadores rastreados pelo Google por apenas R$ 99,00

    – Investimento é único, pode ser pago após a realização dos cadastros e recebimento do relatório completo com confirmação de todos os sites cadastrados e não há nenhum custo adicional.

    Para contratar o serviço, basta enviar um OK para o e-mail:

    silveira.empresas@gmail.com

    Prazo de conclusão: 5 dias úteis.

    Atenciosamente
    Alex Silveira
    SEO Marketing
    Project manager
    Whatsapp: (11)93023-3135

  • 16 de setembro de 2019 em 23:16
    Permalink

    I just want to tell you that I’m all new to blogs and absolutely liked you’re blog. More than likely I’m planning to bookmark your blog . You certainly come with beneficial article content. Thanks for sharing with us your web-site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.