DestaqueSul Fluminense

Itatiaia iniciará campanha de vacinação da gripe nesta segunda-feira (25)

O Setor de Imunização, da Secretaria de Saúde de Itatiaia iniciará, na próxima segunda-feira (25), a campanha de vacinação contra a influenza, destinada a grupos prioritários. Até 31 de maio, a vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde do município. O público-alvo é composto de idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto) e trabalhadores da educação, entre outros públicos (veja a lista completa abaixo).

A vacina da gripe é anual: quem se vacinou no ano passado precisa tomar uma nova dose este ano. “É muito importante procurar a unidade de saúde referente ao seu bairro para receber a dose da vacina. A imunização contra a gripe é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelos vírus da influenza nos grupos mais suscetíveis” – explicou a coordenadora de Imunização de Itatiaia, Andrea Millen.

As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  Para se vacinar, é preciso apresentar a carteira de vacinação (adulto e criança), identidade ou certidão de nascimento, cartão do SUS e comprovação do trabalho ou laudos médicos.

Público-alvo:
– Pessoas de 60 anos e mais.

– Crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias.

Gestantes em qualquer idade gestacional.

– Puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto).

– Trabalhadores de saúde.

– Professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas.

– Trabalhadores de força de segurança pública e salvamento (policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis; e guardas municipais), forças armadas (membros ativos da Marinha, Exército e Aeronáutica).

– Pessoas com deficiência permanente.

– Caminhoneiros de transporte de cargas, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso.

– Pessoas com comorbidades.