Moradores da Residência Terapêutica de Itatiaia, RJ são imunizados contra Covid-19

Seguindo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, foram imunizados, nesta segunda-feira (26), os moradores da Residência Terapêutica de Itatiaia. Os funcionários do local também estão recebendo a vacina.  

– Estamos seguindo a campanha de maneira muito responsável e de acordo com o Programa de Imunização do Município.  Os profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate ao Covid-19, atendendo casos suspeitos ou confirmados, estão sendo os primeiros a receberem a vacina conforme preconiza o Plano Nacional de Vacinação, assim como pacientes com deficiência institucionalizados – relatou o secretário de Saúde, Sérgio de Oliveira Paiva.  

De acordo com o setor de Imunização, essa semana também serão imunizados dezoito pacientes internados do CRI (Centro de Recuperação de Itatiaia) e começarão a ser vacinados os dentistas das unidades de Saúde de linha de frente. 

Residência Terapêutica  

A Residência Terapêutica, regulamentada pelo Ministério da Saúde, é uma estratégia para desospitalização e tem por objetivo abrigar pacientes egressos de hospitais psiquiátricos com longo período de internação e que perderam os vínculos familiares, resgatando a autonomia, cidadania e identidade dos pacientes. 

Na casa, os moradores são acompanhados durante 24 horas por cuidadores e enfermeiros. Eles são acompanhados ainda por uma equipe multidisciplinar do Centro Atenção Psicossocial (CAPS) de referência.