São Sebastião inicia vacinação de indígenas no litoral norte

As cidades do litoral norte deram início nesta quinta-feira (21) à primeira fase de imunização contra o coronavírus. As quatro cidades vão receber mais de 3,3 mil doses do imunizante. Na primeira fase, indígenas, trabalhadores da saúde e idosos receberam a vacina.

São Sebastião foi a primeira cidade a iniciar a vacinação de povos indígenas. A remessa de vacinas que correspondem ao litoral norte foi enviada primeiro para Taubaté. De lá, equipes de saúde do estado levaram o imunizante para Caraguatatuba, onde representantes de cada uma das quatro cidades litorânea foram retirar as doses destinadas aos municípios. Apenas Ubatuba ainda não havia começado a imunização até a publicação da reportagem.

O primeiro representante de um povo indígena da região recebeu a vacina — Foto: Reprodução/Felipe Augusto
O primeiro representante de um povo indígena da região recebeu a vacina — Foto: Reprodução/Felipe Augusto

São Sebastião

A cidade recebeu 160 doses da vacina e, ainda na manhã desta quinta-feira, deu inicio à imunização. O município vacinou a primeira representante de um povo indígena na região. Outros membros da aldeia Rio Silveiras também receberão a vacina. Idosos do Lar Vicentino e trabalhadores de hospitais públicos e privados da cidade também receberam doses do imunizante.

A prefeitura pede que quem faz parte do dos grupos prioritários faça um pré-cadastro no site.

Caraguatatuba também deu início a vacinação — Foto: João Mota/TV Vanguarda
Caraguatatuba também deu início a vacinação — Foto: João Mota

Caraguatatuba

Outra cidade que deu início a vacinação nesta quinta-feira foi Caraguatatuba. O processo começou por volta das 10h e foi direcionado a profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra o vírus e idosos que moram em asilos.

A cidade recebeu 1.840 doses e, de acordo com a prefeitura, a quantia é suficiente para vacinar 70% do público alvo desta primeira fase da campanha de vacinação.

Ilhabela também começou a imunização — Foto: Reprodução/PMI
Ilhabela também começou a imunização — Foto: Reprodução/PMI

Ilhabela

O arquipélago também começou a campanha na manhã desta quinta. A prefeitura informou que segue o plano nacional e vai imunizar primeiro os profissionais de saúde da linha de frente. Idosos que moram em asilos da cidade também receberão a vacina. Ao todo, 480 doses encaminhadas ao município.

Ubatuba

O município foi o único que ainda não deu início a vacinação no litoral norte. Segundo a prefeitura, a expectativa é que as doses cheguem ainda nesta quinta-feira (21) e a vacinação tenha início nesta sexta-feira (22).

A cidade vai imunizar trabalhadores da saúde, idosos e indígenas da aldeia Guarani que vivem na cidade.