Soledade de Minas decreta novas medidas para conter coronavírus

A Prefeitura de Soledade de Minas publicou, no último dia 28 de janeiro, o decreto de nº 2691/2021 que prevê medidas para conter a disseminação da covid-19 no município.

]O novo decreto faz-se necessário para uma melhor elucidação quanto aos horários de funcionamento dos comércios e templos religiosos, considerando ainda a alta da taxa de ocupação dos leitos de UTI na Fundação de Caridade de São Lourenço, que atende os municípios da região.

Entre as medidas, está a manutenção da situação de calamidade em Saúde Pública ocasionada pelo aumento brusco, significativo e transitório da ocorrência de doenças infecciosas causadas pelo coronavírus.

Desta forma, foram revisados os horários de funcionamento de todas as atividades econômicas: as atividades essenciais e não-essenciais deverão funcionar das 6h às 22h, enquanto os serviços de alimentação em geral com consumo no local deverão encerrar o serviço da cozinha às 21h, sendo permitido o atendimento àqueles clientes que já se encontram no estabelecimento até às 22h.

Comércios que exploram a atividade de lanches, fornecimento de alimentação ou marmitex deverão fechar às 22h podendo após esse horário realizar apenas o atendimento por meio de delivery. Em um de seus parágrafos, o decreto determina que sempre que houver demanda de atendimento àqueles que fazem parte do grupo de risco, os estabelecimentos deverão, obrigatoriamente, disponibilizar meios de atendimento preferencial.

Há ainda determinações para pesqueiros, clubes, bares com piscinas, igrejas, hotel e pousadas: estes estabelecimentos deverão funcionar com 50% de sua capacidade reduzida, proporcionando o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas. As academias deverão funcionar até às 22h mediante agendamento prévio, disponibilização de toalhas de papel e borrifadores abastecidos com álcool 70% e uso de máscaras, entre outras determinações. A prática de esportes que exijam contato está proibida.

O documento ainda suspende as atividades em quadras e campos de futebol públicos, assim como o atendimento ao público na sede dos departamentos e na prefeitura municipal durante o horário de expediente.

Clique aqui e confira o decreto completo.