AmstedMaxion de Cruzeiro, SP amplia portfólio de produtos com o fornecimento de rodas ferroviárias para locomotivas

Atuando há mais de 77 anos no mercado de fundição ferroviária e industrial, a AmstedMaxion produz rodas de locomotivas por meio de projetos desenvolvidos pela Griffin Wheels, uma empresa do grupo norte americano Amsted Rail, que possui mais de um século de experiência nesse segmento, sendo reconhecida globalmente no setor ferroviário.

Os projetos das rodas são elaborados a partir das definições das normas AAR (Associação Americana das Ferrovias) e das necessidades específicas de cada cliente.

A AmstedMaxion se destaca pela produção e comercialização de rodas de locomotivas de 36”, 40” e 42”. O fornecimento desses modelos abastece as principais ferrovias nacionais e também o mercado externo, com foco na América do Sul.

Além do fornecimento para as ferrovias, a AmstedMaxion também é homologada para fornecer diretamente aos fabricantes de locomotivas.

Na produção de rodas de locomotivas, assim como de rodas de vagões, a AmstedMaxion utiliza moldes de grafite, os quais permitem excelente estabilidade dimensional e também melhor acabamento superficial das rodas, tendo como resultado o menor tempo de usinagem da roda em comparação a outros processos de fabricação.

Assim como vem ocorrendo com as rodas de vagões, que gradualmente estão migrando da classe de aço “C” para a classe “Microligada”, também existe essa tendência com relação às rodas de locomotiva.

De acordo com o gerente de operações de rodas da AmstedMaxion, Roger Nascimento, a empresa possui pessoas capacitadas tecnicamente, equipamentos modernos e processos de fabricação com elevado critério de qualidade para atender à demanda de rodas de locomotivas.

“É uma área de atuação que estamos empregando toda nossa expertise e tecnologia, e que vem ampliar ainda mais nosso portfólio de produtos”.

Sobre a AmstedMaxionNascida a partir da união entre as norte-americanas The Greenbrier Companies e Amsted Rail, e da brasileira Iochpe-Maxion, a AmstedMaxion, localizada em Cruzeiro-SP, possui mais de 77 anos de atuação no mercado ferroviário e industrial, sendo considerada a maior fundição da América do Sul.

Com capacidade de produzir 30 mil toneladas de peças fundidas e 85 mil rodas ferroviárias por ano, a empresa utiliza tecnologia de ponta para produzir peças de 10 quilos a 5 toneladas, em aço carbono e baixa-liga.

Produz uma diversificada linha de fundidos ferroviários tais como: sistemas de choque e tração, pontas de viga central fundida, espelhos, travessas, laterais e hastes de ligação.

Outro destaque são as rodas ferroviárias fundidas, produzidas em aço microligado e desenvolvidas com a exclusiva tecnologia Griffin Wheels, líder no mercado norte-americano.

No segmento industrial, produz peças que abastecem os setores de mineração, de máquinas e equipamentos para construção civil/caminhão fora de estrada e sucroalcooleiro. Saiba mais em www.amstedmaxion.com.br.

Informações para a ImprensaAssessoria de Imprensa AmstedMaxion