Em reunião Estado discutiu programa de desenvolvimento regional para o Vale Histórico
O governo do Estado de São Paulo se reuniu nessa segunda-feira (8) com prefeitos das oito cidades do Vale Histórico para debater um programa de desenvolvimento regional para os municípios.
De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, a proposta é implementar políticas públicas que enfrentem a pobreza e o esvaziamento dos municípios menos dinâmicos, com ações e programas que constituam alternativas de emprego e renda.
No encontro, foram discutidas medidas que possam estimular o turismo, feiras itinerantes que valorizem o artesanato local, a gastronomia e também programas de apoio ao pequeno produtor rural.
“A RMVale se posiciona entre os dois maiores e mais dinâmicos polos metropolitanos do país, São Paulo e Rio de Janeiro. É o espaço mais estratégico do Brasil, em termos de infraestrutura instalada, mercado consumidor, proximidade com portos, mão de obra qualificada, entre outros fatores que a destaca com intensa e diversificada atividade econômica. O Vale Histórico por sua vez tem valor e riqueza inestimável para a cultura do estado de São Paulo, precisamos promover o desenvolvimento e melhoria de vida da população naquela área”, afirmou o secretário, Marco Vinholi.
Entre as solicitações dos prefeitos, ficou em destaque a construção de um hospital regional que atenderia as oito cidades. Também fora solicitada a reforma e revitalização das estradas vicinais, desenvolvimento econômico e industrial, tratando da criação de búfalos, por exemplo, que, com apoio do governo estadual, poderia obter resultados mais positivos com a comercialização de leite do animal, couro, e outros derivados. O turismo ecológico seria outro ponto a receber atenção.
A reunião foi articulada pelo ex-prefeito de Taubaté, Ortiz Junior, que hoje atua na Secretaria de Desenvolvimento Regional. Participaram os prefeitos Renê Gonçalves, de Arapeí; de Cruzeiro, Thales Fonseca; de Silveiras, Guilherme da Silva; de São José do Barreiro, Lê Braga; de Bananal, William da Silva; de Areias Paulo Coutinho; de Queluz, Laurindo Joaquim Garcez, e de Lavrinhas, José Benedito da Silva.
