Itatiaia começa a vacinar idosos acima de 80 anos, nesta quarta

Os moradores de Itatiaia com mais de 80 anos começam a ser vacinados contra Covid-19 na próxima quarta-feira, dia 3 de fevereiro, na Policlínica Municipal, no Centro, das 9h às 16h30. Os idosos dentro desta faixa etária que tenham dificuldade de locomoção poderão ser vacinados em veículos, no sistema “drive thru” na frente da unidade de saúde. Os moradores com mais de 80 anos, participantes do programa “Melhor em Casa”, de acompanhamento domiciliar, serão vacinados em suas residências. 

Levando em conta os números alcançados na campanha de vacinação contra a gripe H1N1 em 2020, em torno de 536 moradores de Itatiaia são esperados nesta primeira etapa de vacinação por faixa etária. “É um passo muito importante o início da vacinação dos idosos, porque este grupo corre maior risco de complicações, caso venham a contrair a doença. Esperamos que a remessa de vacinas ao município ocorra normalmente, para que possamos terminar o quanto antes a imunização de todos os idosos”, comentou o prefeito Imberê Alves.     

Nesta segunda-feira, dia primeiro, uma equipe do serviço de Imunologia esteve no Centro de Reabilitação de Itatiaia, CRI, tradicional unidade do Exército Brasileiro, localizada no município. Foram imunizados 13 pacientes internados. No total, já foram vacinados até o momento 210 pessoas em Itatiaia, sendo 190 profissionais de saúde, 13 pacientes psiquiátricos internados e 7 moradores da Residência Terapêutica. 

“A Prefeitura de Itatiaia segue rigorosamente o Programa Nacional de Imunização e as orientações da Secretaria de Estado de Saúde para garantir o controle da aplicação aos que mais precisam e para que não haja desperdício”, garantiu a coordenadora do Programa de Imunização do município, Andréa Penedo.