Licenciada pela Cetesb, usina de reciclagem transforma resíduos da construção civil em novos materiais no Litoral Norte
Única licenciada pela Cetesb no Litoral Norte, a Usina de Reciclagem do Grupo Ideal, localizada na Costa Norte de São Sebastião, tem transformado resíduos de construção civil e podas em materiais que podem ser novamente utilizados em obras. Com a reciclagem, a usina produz saibro, resíduos de concreto e pedras de várias granulometrias. Todos esses materiais podem ser utilizados novamente em obras, promovendo a sustentabilidade. Outros materiais como ferro, papelão, papel e plástico que são encontrados no processo de triagem são destinados a locais licenciados pela Cetesb.
Ao realizar uma obra, desde pequenas reformas a grandes construções, sempre são gerados resíduos. Eles são popularmente chamados de entulho, mas na verdade tratam-se do RCC – Resíduos de Construção Civil, que é todo resíduo gerado no processo de reforma e construção.
Muitas das vezes esse material é descartado de forma incorreta, sendo direcionado a aterros sanitários e ocupando o lugar do lixo orgânico e até mesmo sendo acumulados em ruas e locais públicos. Atitudes como essa podem gerar um grande impacto ambiental.
Por isso é importante escolher o local certo para fazer seu descarte. Desde 2018, o Ideal Grupo realiza o trabalho de reprocessamento em sua Usina de Reciclagem, trazendo benefícios ambientais a toda a sociedade.
A usina é a única licenciada no Litoral Norte pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), atendendo as leis e decretos vigentes sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. No local, além do RCC, também são recebidos resíduos de poda vegetal. Esses materiais, os resíduos de construção civil e a poda, passam por processos de triagem a fim de serem reciclados. Dessa forma são separados os materiais que podem ser reutilizados dos que precisam ser descartados em destinos adequados.
Já os resíduos de poda resultam em terra vegetal, um composto orgânico rico que possui nutrientes naturais que auxiliam no cultivo e fortalecimento das mais diversas variações de plantas. Pode ser utilizado também em cavacos, um composto destinado a queima de caldeiras e fornos.
De acordo com o Grupo Ideal, ao fazer o descarte correto do RCC e dos resíduos de poda é possível reaproveita-los como matéria-prima de novos produtos, mantendo uma sociedade sustentável e contribuindo para a diminuição dos impactos do lixo no meio ambiente.

No ano passado, o Grupo Ideal oficializou a implementação do seu programa de Compliance por meio do lançamento de seu Manual e Código de Conduta e Ética. Com isso, passou a ter mais duas normas, a ISO 19600 e a ISO 37001.
Desde 2007, o Grupo Ideal tem aprimorado seu compromisso com a qualidade de seus serviços, seriedade de seus processos, defesa do meio ambiente e proteção dos seus colaboradores, por meio da obtenção das certificações (ISO 9001, Sistema de Gestão da Qualidade, ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental e a OHSAS – 18001, Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional).
A Ideal foi fundada na década de 90 pelo empresário Robson Sant’Anna e sua matriz está localizada na cidade de São Sebastião. Conta ainda com filiais nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, além de uma filial no Bairro de São Francisco, em São Sebastião, onde estão instaladas a Pedreira e a Usina de CBUQ, as quais possuem licença de operação e atende toda a região do Litoral Norte. Atualmente, entre terraplenagem, construtora e mineração são aproximadamente 600 funcionários.
*No âmbito institucional e corporativo, compliance é o conjunto de disciplinas a fim de cumprir e se fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades que possam ocorrer. O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido.
Por Radar Litoral