Litoral Norte inicia vacinação de idosos acima de 90 anos nesta segunda-feira

O Litoral Norte inicia na próxima semana a vacinação dos idosos acima de 90 anos contra a Covid-19, conforme as vacinas forem disponibilizadas aos municípios.

Na primeira fase foram vacinados idosos de casas de repouso. Também prossegue a vacinação de profissionais de saúde.

Ilhabela

Em Ilhabela, a novidade desta etapa da campanha é que pessoas com idade superior a 90 anos serão vacinadas dentro de suas casas, a partir do contato prévio feito por equipe de saúde de cada bairro. Segundo a prefeitura, a ação visa evitar a circulação e consequentemente reduzir as chances de transmissão e contágio da doença.

De acordo com o Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saúde (SIGSS), as UBSs atendem e acompanham cerca de 135 idosos com esta faixa etária, cadastrados por Agentes Comunitários de Saúde.

Os profissionais da Saúde pública de Ilhabela estão sendo vacinados desde o dia 21 de janeiro, e até o momento, 840 já receberam a primeira dose da vacina. Na próxima remessa, prevista para esta semana, o município seguirá com a vacinação dos profissionais de saúde pública que ainda não receberam a primeira dose.

A Prefeitura de Ilhabela ressalta que “toda vacina implica numa redução de transmissão, mas o combate efetivo ao vírus passa pela manutenção dos cuidados básicos. Até que seja atingida a meta estadual, todos devem evitar aglomerações, utilizando máscaras e mantendo a higiene pessoal”.

Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba recebeu na manhã de quinta-feira (4/2) mais 1.680 doses da vacina contra a Covid-19. São doses da Coronavac repassadas pelo Governo do Estado.

Com o recebimento deste novo lote, a partir de segunda-feira (8/2) será iniciada a aplicação de doses nos idosos acima de 90 anos (cadastrados no Plano de Municipal de Imunização) e os profissionais que atuam em laboratórios e clínicas médicas da rede privada da cidade. Os policiais do Corpo de Bombeiros também receberão a dose.

Segundo a Secretaria de Saúde, os idosos receberão a imunização diretamente em suas residências. Caso ainda não seja cadastrado, o idoso ou responsável pode ligar na Unidade Básica de Saúde de referência, repassar os dados e pegar todas as orientações para receber a dose em casa.

Além disso, a partir de segunda-feira (08/02), os agentes de imunização também irão até as clínicas e laboratórios da rede privada vacinar os profissionais de Saúde. O objetivo é evitar o deslocamento desse público alvo e evitar possíveis aglomerações. A definição dos grupos prioritários de vacinação segue os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

O “vacinômetro” da Prefeitura de Caraguatatuba aponta que até a manhã de quinta-feira (4/2) foram vacinadas 2.246 pessoas dos grupos prioritários

São Sebastião e Ubatuba

A Prefeitura de São Sebastião divulgou que a vacinação de idosos a partir de 90 anos começará nesta segunda-feira. Conforme informou a prefeitura, as unidades de saúde da família irão realizar agendamento.

Ubatuba também inicia nesta segunda-feira a vacinação de idosos de 90 anos ou mais. A vacina será aplicada nos idosos em suas casas.  

Por Radar Litoral