Moradores de São Luiz do Paraitinga têm prejuízo sem aluguel de casas no carnaval

Praça do coreto vazia nesta sexta, com cancelamento de carnaval — Foto: Laurene Santos/TV Vanguarda
 Foto: Laurene Santos

Com a decisão de cancelar o carnaval, São Luiz do Paraitinga ficou sem a tradicional folia das marchinhas autorais de artistas da cidade.

A medida impactou quem espera pela temporada para movimentar o comércio ou fazer renda extra com os alugueis de temporada. Este ano, a cidade vai ter apenas uma programação virtual, para quem quer curtir o clima luizense de casa.

Poucas vezes na história de São Luiz o carnaval foi cancelado. Em décadas, a cidade só não se coloriu de chita quando foi tomada pela água após a enchente de 2010.

Anos depois, a prefeitura tentou minimizar a programação por causa da alta movimentação na cidade que chega a receber 30 mil foliões em um dia, mas ainda assim o carnaval tomou as ruas.

O carnaval é a época do ano que muitos moradores aguardaram para faturar. Com a procura de foliões de todo o país, moradores chegam a deixar suas casas para alugar os imóveis. De acordo com a direção do Conselho Regional de Corretores (Creci) o aluguel varia de R$ 3,5 mil a R$ 18 mil em casas com piscina, que comportam grupos de até dez pessoas.

Imagem do último carnaval em São Luiz, em 2020 — Foto: Alice Aires/G1
Foto: Alice Aires