Prefeito Felipe Augusto assina decreto que garante a permanência do 2º DP em Boiçucanga em São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião publicou o Decreto Municipal nº 8104/2021, que desapropria o imóvel onde está aa 2ª Delegacia de Polícia, em Boiçucanga, Costa Sul do município, para implantação de sua sede definitiva.

Em reunião realizada na Delegacia Seccional de Polícia em São Sebastião, o prefeito Felipe Augusto assinou o decreto, tendo como testemunha o Delegado Seccional de Polícia, José Vinciprova Sobrinho.

A reunuão contou ainda com as presenças do vice-prefeito Reinaldinho Moreira, do chefe de gabinete Adriano Ramires, vereadores Teimoso, Daniel Soares, Daniel Simões, Diego Nabuco e Ercílio de Souza, além do delegado assistente Carlos Eduardo Lopes Gomes, do chefe dos investigadores, Sérgio Martins Lopes e do assessor do Senador José Serra, Victor Ferreira.

Felipe Augusto, além de ratificar a desapropriação do imóvel e confirmar a permanência da 2ª Delegacia de Polícia em Boiçucanga, comentou sobre o valor de se ter a Seccional na cidade e da importância de uma extensão na Costa Sul. 

Também falou sobre restruturação das instalações para uma melhor acomodação da força de segurança. “Será feita uma reavaliação topográfica do local. Agora será realizado um trabalho de engenharia para fazer a planta do imóvel para preparar a reforma”, explicou.

Para Vinciprova, há pontos positivos tanto pela localização tática quanto pela parceria que ocorre entre o Governo do Estado e a Prefeitura. “A Delegacia em Boiçucanga está em um ponto estratégico do município, está na metade do caminho até Boraceia e na metade do caminho até o Centro da cidade. É muito importante a parceria Município-Estado e o principal beneficiado com isso é o próprio munícipe”, ressaltou.

A unidade de segurança da Costa Sul de São Sebastião permanecerá na Estrada do Cascalho, nº 260, em Boiçucanga. O imóvel conta com área de 3.830m² de terreno e cerca de 468m² de construção.

2º DP

Recentemente, houve uma preocupação com a possível saída do 2º DP não só do prédio atual, como de Boiçucanga. Isso porque o proprietário do imóvel não tem interesse em renovar a locação, que é paga pela Prefeitura e terminou no dia 31 de dezembro.

No dia 10 de fevereiro, durante uma live, o prefeito afirmou que faria a desapropriação para garantir a permanência da Delegacia em Boiçucanga.

O 2º DP, criado há mais de 30 anos, está no prédio localizado na Estrada do Cascalho, 260, há cerca de 12 anos.

O 2º Distrito Policial atua entre Toque-Toque Grande e Boraceia, por isso o ideal seria permanecer em Boiçucanga, que, geograficamente, seria o centro da região.

A Delegacia Seccional sugeriu como solução o antigo Pronto Atendimento, localizado na Avenida Walkir Vergani, 1.050. No último dia 11 de janeiro, foi protocolado um ofício na Prefeitura solicitando a cessão ao estado do prédio onde funcionava o PA.

A cessão do prédio foi descartada á época pelo prefeito. “Por decisão do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, ratificada pelo gabinete, o prédio permanecerá fechado e nem será cedido a qualquer órgão. A medida é para usá-lo, caso haja necessidade de internar mais pessoas, pois está pronto para receber máquinas e equipamentos”.