Prefeitura investiga como toras de madeira foram parar em rede pluvial em Pouso Alegre
A Prefeitura de Pouso Alegre (MG) investiga como toras de madeira foram parar na rede pluvial de uma rua em frente à Câmara Municipal de Vereadores. Funcionários da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos encontraram as madeiras na rede pluvial, o que, obviamente, causava constantes inundações no local.
O que todo mundo quer saber é como essas toras foram parar no local. Depois da área central, essa é uma região que sofre bastante com as enchentes. Na semana passada mesmo, as ruas ficaram alagadas. Para tentar minimizar o problema, a decisão foi limpar a galeria pluvial e aí foi descoberto que ela estava obstruída com a madeira.
“Esses sete tocos obstruíram aproximadamente 98% da galeria, ou seja, não se passava água nenhuma. Como a água não passa, ela acaba voltando no refluxo e causou o alagamento ali na Rua Roberto Mariosa”, disse o secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços Urbanos, Rinaldo Lima Oliveira.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/8/T/osYdtdRAC6EF6hOeGXdw/toraspouso.jpg)
Um vídeo que foi gravado mostrou as sete toras, cortadas quase todas do mesmo tamanho, sendo retiradas de dentro da galeria.
Ninguém sabe ao certo de onde as toras surgiram. Mas a suspeita é que elas tenham caído em um córrego e feito o caminho até chegar ao local, onde ficaram presas.
“Logo acima da galeria, de onde nós achamos os tocos, existe essa área aqui que é um parque, inclusive com bastante árvores, então nós estamos avaliando ainda. Possivelmente esses tocos ou estavam aqui e rodaram, porque passa um córrego ao lado, que acaba desembocando nessa galeria, ou alguém de um maneira proposital, uma brincadeira de mau gosto, jogou esse toco dentro da galeria pluvial. A rede foi feita há 15 anos, eles poderiam estar distribuídos ao longo da rede e com essas chuvas que vão acontecendo, eles poderiam ter deslocado e amontoado em um ponto só”, disse o secretário.
Para evitar que casos do tipo se repitam, a galeria está sendo ampliada e as encostas do córrego estão sendo limpas.