Projeto de lei de incentivo à leitura em hospitais é aprovado em Comissão de Justiça da Alesp

Projeto do Deputado Castello Branco institui a política estadual   “Mais Leitura, Mais Saúde”  

No último dia 10 de fevereiro (quarta-feira), o Projeto de Lei nº 1.258/2019 foi aprovado  pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de  São Paulo.

O projeto de autoria do Deputado Estadual Castello Branco (PSL) que  incentiva a leitura em hospitais públicos paulistas recebeu seis votos a favor do parecer  do relator, que reconheceu a constitucionalidade do PL.  

Segundo o relatório aprovado, a preposição desenvolve atribuições já existentes pelo  Estado, como o acompanhamento de ações para o desenvolvimento dos serviços de saúde.  

Inúmeros estudos científicos apontam os benefícios que a leitura traz para os pacientes,  acompanhantes e cuidadores em ambientes hospitalares. Além de propiciar uma maior  humanização durante o período de internação do paciente, atenua as situações de angústia,  de sofrimento, amenizando a solidão hospitalar.  

Outro benefício é a melhor compreensão linguística, fazendo com que o paciente amplie  a sua percepção e tenham uma melhor terapêutica. Quanto maior o desenvolvimento  intelectual, mais o paciente adotará medidas de saúde preventiva.  

O Projeto de Lei foi encaminhado para as comissões de Saúde e de Finanças, Orçamento  e Planejamento. Após aprovada nas comissões, será encaminhada para apreciação em  plenário pelos parlamentares paulistas.  

ACESSE O PROJETO DE LEI E ACOMPANHE A TRAMITAÇÃO PELO LINK:  Projeto de Lei n° 1.258, de 2019 ( PL 1258 / 19 ) (al.sp.gov.br) 

Por Fagner Moura | Assessor de Imprensa