Secretaria de Saúde de Cristais irá oferecer o teste da linguinha recém nascidos

A partir deste mês a Secretaria de Saúde de Cristais irá oferecer gratuitamente o teste da linguinha aos nossos recém nascidos por meio de nossa Fonoaudióloga Kênia.

O teste da linguinha é um exame que serve para diagnosticar e indicar o tratamento precoce de problemas no freio da língua de recém-nascidos, que podem prejudicar a amamentação ou comprometer o ato de engolir, mastigar e falar, que é o caso da anquiloglossia, também conhecida como língua presa.

Esse teste é simples e não causa dor, isso porque o fonoaudiólogo apenas levanta a língua do bebê para analisar o freio da língua, que também pode ser chamado de frênulo da língua.

O teste da linguinha é realizado em recém-nascidos para detectar alterações do freio da língua, como a língua presa, cientificamente chamada de anquiloglossia.

Esta alteração é muito comum e ocorre quando a membrana que prende a língua na parte de baixo da boca é muito curta, dificultando os movimentos da língua.

Assim, é importante que o teste da linguinha seja feito o mais cedo possível, de preferência nos primeiros meses de vida do bebê, pois dessa forma é possível identificar alterações do freio da língua o quanto antes para evitar consequências como dificuldades na amamentação ou para comer alimentos sólidos, alteração na estrutura dos dentes e na fala.Pedimos que procurem seu PSF para mais informações.