Uso de cadeirinha salva crianças em capotamento na SP-55 em São Sebastião

Um carro capotou, na tarde desta terça-feira (9/2), no trecho de serra da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego (SP-55), altura do bairro Toque-Toque Pequeno, na Costa Sul de São Sebastião. Dois adultos tiveram ferimentos leves e duas crianças – que eram transportadas nas cadeirinhas de segurança – saíram ilesas.

O Samu foi acionado e atendeu a ocorrência. O pai das crianças teve uma contusão e a mãe escoriações leves. Eles foram levados para o Hospital de Boiçucanga. 

O Contran determina que as crianças menores de 10 anos anos devem ser sempre transportadas nos bancos traseiros dos veículos usando individualmente cinto de segurança. Até os sete anos e meio, elas devem utilizar o equipamento de retenção adequado (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação). 

Esses dispositivos são projetados para reduzir o risco de morte ou lesão grave para as crianças em casos de colisão ou de freada brusca do veículo. Quando utilizados corretamente e bem instalados, esses equipamentos reduzem em até 71% os riscos de morte em caso de acidente.

Os motoristas que forem flagrados transportando crianças sem respeitar essas condições podem ser multados e a infração é classificada como gravíssima.

O trânsito é a principal causa de morte acidental de crianças de 0 a 14 anos no Brasil. Todos os dias, três crianças dessa faixa etária morrem em acidentes, o que representa mais de 1,2 mil vidas perdidas todos os anos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Por Radar Litoral