Vereador Sena solicita Audiência Pública para discutir a falta de água em Arrozal em Pira, RJ

O Distrito de Arrozal, no município de Piraí, sofre há anos com o precário serviço de fornecimento de água oferecido pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). Isso vem se agravando com alguns fatores, como: o crescimento populacional e a diminuição dos mananciais. Para tratar do problema e buscar uma solução, o vereador Alexsandro Sena (PDT) protocolou na Câmara Municipal um ofício solicitando a realização de Audiência Pública no dia 24 de fevereiro, às 18 horas, no plenário da Câmara, respeitando as medidas protetivas e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS)  sobre a Covid-19.

Trata-se da precariedade que vem ocorrendo no Sistema de Abastecimento de Água, deixando os bairros mais altos e afastados do município de Piraí, em especial, o nosso Distrito de Arrozal, por dias sem água.  Verifica-se, no entanto, que a Concessionária CEDAE, prestadora de tal serviço de abastecimento de água, vem cobrando e recebendo regularmente o pagamento dos usuários pelo serviço prestado, entretanto não vem contribuindo com seus deveres dignamente. Não podemos deixar os moradores sem água, esse bem essencial! Os pagamentos das contas de água estão em dia, nosso povo merece respeito”, afirma Sena.

De acordo com o vereador, a Audiência Pública teria como objetivo esclarecer as irregularidades apresentadas a esta Casa de Leis sobre as

reclamações de diversos comerciantes e moradores que sofrem com a falta de água no município, em especial, no Distrito de Arrozal.

É dever do parlamento, na sua tarefa constitucional de exercer a fiscalização e controle da aplicação dos recursos públicos e investigação sobre a lisura nos processos de contratações”, explica Sena.

Instalação de gerador de energia elétrica na estação de Arrozal

Devido às constantes quedas de energia elétrica no Distrito de Arrozal, Sena solicitou à CEDAE que providencie a instalação de um gerador de energia elétrica para atender a unidade, localizada na Estrada Velha, local onde estão instaladas as bombas usadas no abastecimento de água do distrito.  O parlamentar oficializou o pedido no dia 12 de janeiro, durante reunião com o superintendente da Cedae, Sandro Arantes D. Coutinho.  

A constante falta de água no distrito de Arrozal tem afetado inúmeras famílias e trazido, além de desconforto e transtornos aos munícipes. Acredito que a medida garantirá o fornecimento aos moradores, mesmo havendo queda ou oscilação na rede de energia”, explica o vereador.

Fotolegenda: “Os pagamentos das contas de água estão em dia, nosso povo merece respeito”, disse Sena, no plenário da Câmara (créditos: Geferson Henrique Pedro)

Por: Geferson Henrique Pedro | Assessoria de Imprensa