Auxiliar de enfermagem é afastada após falsa aplicação de vacina contra Covid em Jacareí, SP
Marido da idosa filmou o momento que auxiliar inseriu a agulha, mas não apertou o embolo da seringa. Eles só perceberam que a mulher não recebeu a dose quando compartilharam imagem com a família. Idosa voltou ao local e foi vacinada.

Uma auxiliar de enfermagem foi afastada pela Prefeitura de Jacareí após um vídeo mostrar que ela não aplicou a vacina contra Covid-19 em uma idosa nesta sexta-feira (19). A mulher e o marido, que acompanhava a vacinação, só perceberam que a dose não havia sido aplicada após compartilhar o vídeo com a família. A idosa voltou ao local e foi vacinada.
O caso aconteceu nesta sexta-feira no posto de vacinação em drive-thru do Educamais Esperança. Maria Renó Martins, 73 anos, foi ao local com o esposo para receber a vacina com o esposo, que filmava a imunização. No vídeo feito por ele para enviar à família, flagrou a profissional forjando a aplicação.
Na imagem, a auxiliar de enfermagem mostra a seringa com o líquido imunizante, explica que é a Coronavac e simula a aplicação. A imagem mostra que a profissional inseriu a agulha, mas não apertou o embolo da seringa.
O caso só foi percebido após o marido da idosa ter compartilhado a imagem em um grupo de mensagens instantâneas para os filhos. Eles procuraram a Secretaria de Saúde e fizeram boletim de ocorrência do caso. Após a mobilização, a pasta aplicou, de fato, a vacina na idosa.
“Olha, eu nem sei o que passou na cabeça dela porque é uma vida que ela está colocando em jogo, já tem tantas vidas perdidas. É chocante e muito triste”, disse Maria.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/n/8/X2aIXDQVC4TSvjsPBe0Q/casal-covid.jpg)
Maria foi à delegacia e registrou boletim de ocorrência contra a enfermeira que vai responder por peculato, lesão corporal e infração de medida sanitária preventiva. A profissional vai ser ouvida na delegacia em Jacareí na próxima segunda-feira (22).
O que diz a prefeitura
Após a repercussão com a viralização da imagem nas redes sociais, a prefeitura emitiu uma nota sobre o caso alegando que a auxiliar de enfermagem de 63 anos que aparece na imagem era contratada de forma temporária para o reforço na vacinação e que foi afastada do cargo.
A gestão disse ainda que acionou a procuradoria do município que abriu processo para apurar o caso. A Secretaria de Saúde ainda informou que está checando todas as doses do lote aplicado hoje para confirmar se houve algum outro desvio de dose.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/N/M/DYYAVARzGle7HrtKEtAA/4b03b983-3efd-4f93-a037-170e0dba39fd.jpg)