Concessionária Tamoios instala sistema de energia solar e supre demanda de duas unidades

A Concessionária Tamoios instalou e está utilizando um sistema de energia fotovoltaica na unidade de Serviço de Atendimento ao Usuário, localizado no Km 48, sentido São José dos Campos (SAU 2). A unidade geradora de energia é composta por 65 painéis solares com capacidade de geração de 22,440 KWp (Kilo-Watt-Pico). Os equipamentos foram instalados em dezembro de 2020.

O sistema capta luz solar e transforma em energia elétrica. Essa energia convertida é armazenada durante o dia em baterias e é utilizada no período noturno.

A preservação do meio ambiente e a economia foram os fatores que motivaram a aplicação do sistema na Concessionária. “A Tamoios busca constantemente soluções inovadoras e adequadas para preservar o meio ambiente, com resultados alinhados aos nossos valores.”, explica André Martins, Coordenador de TI na Tamoios.

A Equipe Tamoios responsável pela implantação do sistema fotovoltaico recebeu treinamento específico para o entendimento do processo e manutenção da captação até a geração de energia elétrica.

Desde a ativação do sistema de Energia Fotovoltaica foi possível gerar energia elétrica capaz de suprir duas unidades da empresa:  o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) e uma das Bases de Serviço Operacional da Tamoios.

“Com a geração e utilização de energia limpa para nossas unidades, evitamos comprar energia de outras fontes que podem estar sendo geradas com impacto negativo para o meio ambiente, como queima de combustível fóssil ou desmatamento.” detalhou o Coordenador de TI da Concessionária Tamoios.

A Tamoios continua estudando a possiblidade de implementação de outras usinas solares na empresa. 

Foto: Divulgação/Concessionária Tamoios

Por Radar Litoral