Fotos mostram aglomerações em internato com surto de Covid-19 em Lavras
Fotos publicadas em uma rede social mostram estudantes e profissionais de um internato em eventos com aglomerações em Lavras. O internado está com surto de Covid-19, com 171 pessoas testadas positivas para a doença até a última sexta-feira (5).
As imagens mostram fotos de caminhadas e festas em ambiente fechado e com aglomeração realizadas em 2020 e no início deste ano. Algumas delas foram registradas no mês passado. As publicações foram apagadas após questionamento pela reportagem
A reportagem questionou a Fadminas sobre as fotos. Na resposta, a assessoria não respondeu diretamente sobre o assunto, mas reconheceu a necessidade de fiscalização no local.
“A Fadminas reconhece que há necessidade de aprimoramento e constante vigilância, sobretudo em face das novas variantes do vírus e em razão das atividades internas voltadas exclusivamente aos estudantes que vivem no campus em regime de internato”, afirmou a instituição por meio da nota.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/5/H/TBzpBfTPWP1AocOu7tVQ/fotointernato4.jpeg)
A instituição recebe estudantes de todo o país e também do exterior. Ao todo, 330 pessoas trabalham ou estudam neste internato. Destas, 253 são internas da instituição. Em janeiro e fevereiro eles retornaram para Lavras, após as férias de fim de ano. A coordenadora da Vigilância em Saúde disse que a prefeitura não sabia do retorno dos internos.
“A gente não tinha a notícia da volta destes alunos para Lavras. A gente só soube depois que eles já estavam residindo lá. Eles moram lá, mas se nós tivéssemos ciência desse caso a recomendação é que eles não tivessem retornado pelo momento de pandemia em que vivemos”, afirmou Flávia David.
Surto de Covid-19
Segundo levantamento da reportagem 48 cidades da região tem menos casos de Covid-19 do que o internato. No dia 3 de março, a prefeitura divulgou a confirmação de 45 casos confirmados da doença no internado.
Na sexta-feira (5), 126 novos casos de Covid-19 foram confirmados, totalizando 171 casos confirmados da doença na instituição.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/0/g/LAFBBtSVWi0T9CHdGVlQ/fotointernato5.jpeg)
A Prefeitura e a Universidade Federal de Lavras irão aplicar testes de Covid-19 em pessoas assintomáticas e que testaram negativo contra a doença em um internato de Lavras (MG). Serão aplicados 107 testes nesta terça-feira (9).
“As pessoas que testaram negativo na semana passada vão ser testadas novamente para saber se elas estão ou não com a Covid-19. É Para garantir que aquelas pessoas realmente estão negativas”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Flávia David.
A instituição informou que está acompanhando em tempo integral os alunos e colaboradores que testaram positivo e intensificando os cuidados com o restante do grupo.