Cristo de Elói Mendes, MG vai perder posto de mais alto do Brasil para estátua no Rio Grande do Sul

Monumento da cidade do Sul de Minas possui 39 metros e meio de altura, sendo pouco mais de um centímetro maior do que o do Rio de Janeiro. Encantado (RS) terá estátua de 43 metros.

Cristo de Elói Mendes (MG) vai perder posto de mais alto do Brasil — Foto: Reprodução/EPTV

O Cristo de Elói Mendes (MG) vai perder o posto de maior do Brasil para o Cristo Protetor, que está em construção no interior do Rio Grande do Sul. O monumento da cidade do Sul de MG possui 39,5 metros de altura, sendo um centímetro e meio maior do que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Já a estátua em Encantado (RS) terá a altura de 43 metros.

Para o Cristo de Elói Mendes ser construído, foi chamado para fazer a obra o artista Genésio Moura, o Ceará, que é conhecido por outros monumentos em todo Brasil, como o Pelé, no trevo de Três Corações (MG), e o Menino da Porteira, em Ouro Fino (MG).

Ceará, no entanto, teve problemas particulares e precisou se afastar do projeto. Quem assumiu, então, foi o filho dele, Markus Moura, que na época ainda aprendia a fazer esculturas gigantes.

“Foi a primeira obra que eu fiz de Cristo. Eu estudava na época, fazia educação física, desisti da faculdade e vim morar com meus pais. Meu pai disse que eu tinha que trabalhar, então ele já me colocou no maior desafio que era construir, na época, o maior Cristo do Brasil. Foi a minha escola aqui”, disse o escultor Markus Moura.

O projeto inicial já era audacioso, de 25 metros de altura. Mas quando o então prefeito de Elói Mendes foi até o Rio de Janeiro, decidiu fazer maior. O Cristo Redentor no Rio de Janeiro tem 38 metros de altura. A obra sul-mineira acabou ficando com 39 metros e meio, para não restar dúvidas, sendo inaugurada em 2011.

“O Cristo nasceu com a ideia de criar um novo símbolo para o município e teve a ideia de posteriormente que viesse a ser construído um metro maior do que o do Rio de Janeiro. Hoje ele se tornou um símbolo. Todas as pessoas que acabam visitando o município vêm até o Cristo para tirar uma foto e postar nas redes sociais”, falou o diretor de Cultura de Elói Mendes, João Paulo Elizei Zati.

Cristo de Elói Mendes (MG) é considerado o maior do Brasil, mas vai perder posto para estátua do Rio Grande do Sul  — Foto: Reprodução/EPTV

Perdendo o posto

O Cristo de Elói Mendes voltou a ganhar destaque devido à construção de uma estátua maior no Rio Grande do Sul. Na cidade de encantado, no interior do estado gaúcho, está construindo uma imagem maior, com 43 metros de altura. À frente do projeto também está Markus.

“Eles chamaram o meu pai para esse desafio de fazer o maior Cristo do Brasil. O meu pai me chamou para estar ajudando ele. Ele teve um problema de saúde e acabou passando o bastão para mim. Acabou me deixando em um desafio, agora um pouco mais experiente. Agarrei com afinco. Vamos tentar fazer história para o povo do Rio de Janeiro”, falou.

Cristo de Encantado deve ser concluído até o final de 2021 — Foto: Cristo Protetor de Encantado/Agência Konce/Divulgação
Foto: Cristo Protetor de Encantado/Agência Konce/Divulgação

Perto de perder o posto de mais alto para o Cristo Protetor, mas se mantendo à frente do Cristo Redentor, o diretor de Cultura da cidade destaca que o monumento vai continuar sendo lembrado por ser o Cristo de Elói Mendes.

“É o famoso Cristo de Elói Mendes. Ele está de braços dados para a cidade, ele está ali oferecendo não só proteção, já que a nossa cidade é muito religiosa, mas todo mundo se identifica como Cristo de Elói Mendes. Ele não tem nenhum adjetivo específico, mas a maior qualidade dele é estar no nosso município”, disse.

O Cristo Protetor deve ficar pronto até o fim do ano. É quando o de Elói Mendes deixará de ser o mais alto do Brasil.