Dose 2 contra Covid-19: mulheres são imunizadas de manhã e homens à tarde em Itatiaia

De acordo com o último levantamento, divulgado pelo Setor de Imunização, desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em Itatiaia, o município imunizou, com a segunda dose, 1695 moradores, representando 5,28% total da população.

A coordenadora do setor, Andrea Millen Penedo, afirma que a cidade tem conseguido atender todos os grupos prioritários, inclusive garantido a segunda dose para os moradores.

“Estamos avançando bem. A gente alerta os moradores de que para ter proteção a vacina contra a Covid tem que ser feita em duas doses. Quando a gente fala em eficácia da vacina para alcançar a imunização, é eficácia em duas doses. Com uma dose só, você não vai ter esse benefício da proteção”. 


A coordenadora alerta ainda para que os moradores sigam o esquema de vacinação também para a segunda dose. “Pedimos que quem for tomar a segunda dose, compareça à policlínica municipal da seguinte maneira: mulheres de manhã de 9h às 11h e homens, na parte da tarde, de 13h30 às 15h30”. 

Primeira dose Já foram imunizados, com a primeira dose, em Itatiaia, 5729 moradores, sendo 17,8% da população total. Desde o início da campanha foram vacinados profissionais de saúde, de pessoas com deficiência institucionalizadas, idosos com mais de 60 anos, profissionais de segurança e do serviço funerário.


Vacinação de moradores com comorbidades Após vacinar o público-alvo de idosos acima de 60 anos, a Secretaria de Saúde, vai dar início, no próximo dia 3 de maio (segunda-feira), à vacinação dos moradores de 18 a 59 anos, com comorbidades. Os diabéticos, imunossuprimidos e pessoas com obesidade mórbida serão os primeiros a receberem a dose.


Assim como nos outros públicos, será preciso dividir o público para que não haja aglomeração e a expectativa é que na outra semana, do dia 10 de maio, já amplie a vacinação para outros grupos com comorbidades, dependendo da chegada de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Os moradores desses grupos, que já realizaram o cadastro no site da Prefeitura, devem ir à Sala de Vacinação, a partir do dia 3 de maio, mulheres devem ir na parte da manhã, de 9h às 11h e homens, na parte da tarde, de 13h30 às 15h30, para receber a dose da vacina. 


É preciso apresentar documento de identificação, comprovante de residência, cartão do SUS, carteira de vacinação (se tiver) e o documento que comprove a comorbidades que possui (em alguns casos, laudo médico e outros, receita médica). No caso das pessoas com obesidade mórbida, não é preciso apresentar laudo. 

A Prefeitura segue cadastrando moradores de 18 a 59 anos, com comorbidades, para vacinação contra a Covid-19. O primeiro passo é preencher um cadastro, disponibilizado, no site da Prefeitura (https://itatiaia.rj.gov.br/), ou através do link https://itatiaia.rj.gov.br/conteudo/320/cadastramento-de-moradores-de-18-a-59-anos-com-comorbidades-para-vacinacao-contra-a-covid-19