Litoral Norte pode ganhar Companhia de Força Tática, a tropa de elite da PM, com sede em Caraguatatuba

Polícia Militar

O Litoral Norte poderá ter um reforço na segurança pública, com a criação de uma Companhia de Força Tática, a tropa de elite da Polícia Militar.

A proposta de instalação da unidade no município de Caraguatatuba já foi encaminhada ao comando regional da PM e encontra-se sob análise.

Na manhã da última terça-feira (27/4),o comandante do 20º BPMI – Batalhão de Polícia Militar do Interior, tenente coronel Paes se reuniu com o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, para tratar sobre a localização da sede da futura companhia.

Inicialmente, a proposta é construir a sede da Companhia de Força Tática no terreno ao lado do Batalhão, que pertence ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Em contrapartida, a prefeitura cederia um novo terreno para uma nova sede do DER. Na reunião de terça-feira também participaram o presidente da Câmara, Tato Aguilar, representantes do DER e secretários municipais. 

Atualmente, o Litoral Norte conta com grupamentos de Força Tática em Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião. Com a criação da companhia, estes grupamentos deixam de existir. Contudo, a segurança é reforçada, pois a companhia centralizada em Caraguá recebe um número maior de policiais, com atuação em toda a região. Funcionaria nos mesmos moldes do BAEP – Batalhão de Ações Especiais, que está centralizado em São José dos Campos, mas atende em toda a Região Metropolitana do Vale. 

Tropa de Elite

A Força Tática é a tropa de elite da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Viaturas maiores, cada uma delas com mínimo de três policiais, todos com treinamentos rigorosos e específicos para o combate à criminalidade. 

O equipamento bélico também é maior. Policiais utilizam fuzis e metralhadoras, passando por treinamentos diários específicos para a função. É atuação direta contra o crime, em ocorrências como homicídio e roubo. 

Por Radar Litoral