Mulheres de manhã, homens à tarde: nova medida para vacinar garantirá mais segurança aos moradores de Itatiaia

Moradores de segunda dose continuarão sendo vacinados em ambos os horários normalmente 

Começou nesta segunda-feira, 12, uma nova estratégia adotada pela Prefeitura de Itatiaia, por meio da secretaria de Saúde, para agilizar e tornar mais seguro o processo de vacinação aos moradores. Agora, mulheres serão vacinadas na parte da manhã, de 9h às 11h, e os homens passarão a ser vacinados na parte da tarde, de 13h às 16h.

Segundo a Coordenadora de Vacinação do município, Andrea Millen, essa nova estratégia visa evitar aglomeração e tornar o processo mais seguro para os moradores e profissionais da Saúde.

– Nossa meta é vacinar, com essa nova medida, cerca de 300 pessoas por dia. Essa é a nossa expectativa e vai dar certo. Estamos nos adaptando às mudanças para melhor servir o cidadão neste momento delicado que estamos passando. Lembramos que os moradores, tanto homem quanto mulher, que forem tomar a segunda dose, poderão vir tanto na parte da manhã quanto na parte da tarde, normalmente – enfatiza.

Para a moradora da Vila Esperança, Francinete Moreira, de 66 anos, a nova medida adotada foi inesperada, porém, garantiu a dose.

– Esse novo horário me pegou de surpresa, mas ainda bem que vim na parte da manhã e já vacinei. Os agentes passaram de casa em casa avisando os moradores das doses e das vacinas. Como acabou a vacina no posto da Vila Esperança, eu vi aqui no posto do Centro garantir a minha vacina – declara a moradora.

O cronograma segue com pessoas de 65 anos (13/04), 64 anos (14/04), 63 anos (15/04), 62 anos (16/04), 61 anos (19/04) e 60 anos (20/04). O dia 26 será reservado para os idosos que perderam a data da vacinação.

A vacinação acontece na Policlínica Municipal, no Centro. Para receber a dose da vacina é necessário que os idosos levem o CPF, o cartão do SUS, um comprovante de residência e a carteirinha de vacinação, se possuir.

Os moradores dentro desta faixa etária que tenham dificuldade de locomoção poderão ser vacinados em veículos, no sistema “drive thru” na frente da unidade de saúde. Os participantes do programa “Melhor em Casa”, desta faixa etária, de acompanhamento domiciliar, serão vacinados em suas residências.

Os idosos acamados, que ainda não participam do programa “Melhor em Casa”, deverão entrar em contato com o posto de saúde de seu bairro para agendar a vacinação domiciliar. Caso o idoso esteja sob prescrição de medicamentos controlados ou fazendo quimioterapia, precisará de avaliação de seu médico para ser vacinado.

Confira o cronograma:

TURNO DA MANHÃ: MULHERES 

TURNO DA TARDE: HOMENS 

Dia 12 de abril: 66 anos 

Dia 13 de abril: 65 anos 

Dia 14 de abril: 64 anos 

Dia 15 de abril 63 anos 

Dia 16 de abril: 62 anos 

Dia 19 de abril: 61 anos 

Dia 20 de abril: 60 anos