Grupo de professores da rede pública de São José dos Campos, SP promovem Sarau on-line

Das páginas dos livros didáticos para as telas. Projeto promove no dia 29 de maio às 20h, um sarau online com a participação de professores da rede pública de São José dos Campos.

O evento integra o livro “Tempos Tchapequara”, da poeta e professora Meire Pedroso. As ações são realizadas com recursos do Fundo Municipal de Cultura e tem programação gratuita.

Dividida em três tempos: Tempos Tchapecruz, Tempos Piraquara e Tempos Pandêmicos; a obra da professora Meire Pedroso expressa suas sensações e lembranças das margens do Rio Cuiabá para o Rio Paraíba do Sul.

Em Tempos Piraquara a autora da vazão a sua poesia, que encontrou eco na sala de aula para estreitar laços cognitivos e afetivos com seus alunos. Nessa experiência pedagógica Meire encontrou professores que queriam ver seus alunos alçando voos desafiantes, traçando seu próprio destino.

ENSINO E PANDEMIA: Com a pandemia alunos e professores foram afetados com o isolamento social e o distanciamento do ensino. O sarau com a participação dos professores abre um portal virtual para que profissionais possam dialogar sobre a transformações no ensino remoto e transmutar esse espaço em território de resistência e poesia. Para Pedroso, o trabalho do professor na sala de aula está marcado pelo esforço, pois para ele atingir o objetivo almejado depende de uma pluralidade de pensamentos e atitudes. E quando a convivência com os parceiros é marcante consegue-se ligar o esforço ao prazer e, assim, reconquistar a alegria de ensinar como preconiza Rubens Alves, quando afirma que: “O mestre nasce da exuberância da felicidade”.

SERVIÇO:

29 de maio – 20h – Live Zoom

Tema: Fogo – Coletivo de professores

Convidados especiais: professores da rede municipal e estadual que compõe o grupo “Resistência”

Link: https://us02web.zoom.us/j/83656696438?pwd=dURQckhjUnhRTnd1L0FnZXdaUHJtQT09

Informações: https://www.youtube.com/user/MsMeiroca – https://www.facebook.com/tchapequara

Por Ricardo Salem | Assessoria de Comunicação