Grupo joseense realiza temporada online debate a participação das mulheres no teatro de bonecos popular do nordeste

Entre os dias 28 e 30 de maio o Grupo Teatro do Imprevisto realiza a temporada online do espetáculo “Solteira” sim, sozinha nunca”. Inspirado no teatro de mamulengos o trabalho integra o projeto “Mamulengo na Praça”, que realiza um bate-papo sobre a representatividade feminina no teatro de bonecos popular do nordeste. A programação é gratuita e será apresentada pelo youtube. O projeto conta com financiamento do Fundo Municipal de Cultural.

Adaptado ao virtual, o espetáculo apresenta Maricota, uma boneca convictamente solteira; que para se livrar da morte faz a promessa de casar-se, mas cai nas garras de um pretendente indesejado. A partir do humor, a “brincadeira” da voz a questões invisibilizadas e propõe que o público reflita sobre liberdade da mulher numa sociedade misógina e machista.

Com orientação de José Edvan (Mestre Bila) e Edjane Maria (Mestra Titinha), o espetáculo faz uma releitura do teatro de mamulengos, encenado pelo grupo de atores joseenses, que embora não vivam a tradição do boneco, buscou fontes genuínas com oficinas de aprimoramento técnico no Museu do Mamulengo em Glória de Goitá – PE.

TEMPORADA ONLINE: Entre os dias 28 e 30 de maio serão apresentadas duas sessões, às 15h e 20h pelo youtube no canal do Grupo Teatro do Imprevisto. Já no dia 30 às 16h será realizado um bate-papo ao vivo com o tema “Mulheres no mamulengo, rompendo barreiras”, com a brincante Vivian Rau, a mestra Edjane Maria e mediação das atrizes Cibele Tomaz e Carolina Carol. Neste encontro serão abordados pontos sobre a atuação da mulher no teatro de mamulengos e as transformações na linguagem para novas gerações de mestres e brincantes.

ORIGEM DO MAMULENGO: Conhecido por ter uma linguagem fora do padrão politicamente correto, o mamulengo tem origem nordestina, é feito em madeira talhada e se vale do humor ácido para se comunicar com o público. Desbocado e incompreendido pelo eruditos, em 2015 foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo batizado de forma unificada como Teatro de Bonecos Popular do Nordeste.

SERVIÇO

Temporada online de 28 a 30 de maio – 15h e 20h

Mamulengos na Praça – “Solteira sim, sozinha nunca”

Dia 30 de maio – 16h – Bate-papo

“Mulheres no mamulengo, rompendo barreiras”

Link: https://www.youtube.com/user/ProducaoGTI

teatrodoimprevisto.wixsite.com/grupo – facebook.com/grupoteatrodoimprevisto

Por Ricardo Salem | Assessoria de Comunicação