SAAE realiza operação preventiva para reduzir perdas no abastecimento de água em Cruzeiro

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cruzeiro começou no último mês de março uma “operação caça vazamentos” na cidade. A iniciativa da Autarquia visa combater problemas atuais e futuros para todos os munícipes.

Para desenvolver um serviço de qualidade, o SAAE contratou um profissional com mais de 15 anos de experiência e que já trabalhou em outras cidades do Vale do Paraíba encontrando vazamentos visíveis e não visíveis.

O SAAE também conta com o Geofone, aparelho eletrônico que detecta vazamentos sem a necessidade de quebrar ruas e abrir valetas, trabalhando como um ultrassom que capta ruídos e vibrações de vazamentos em dutos subterrâneos com até 3 metros de profundidade.

“Essa iniciativa busca melhorar a questão do abastecimento de água. A nossa ideia é antecipar o problema. Vamos fazer uma grande varredura na nossa cidade e assim trazer mais qualidade para o nosso serviço. Estamos buscando novas soluções, de olho no que tem de melhor para Cruzeiro”, afirma o Diretor Geral do SAAE, José Kleber.

O projeto conta com três equipes que trabalham durante a madrugada mapeando todos os bairros da cidade para encontrar os vazamentos. “As equipes precisam trabalhar durante os horários que tenham menos ruídos. Então, eles saem de madrugada, acham o ponto onde há vazamento e depois, durante o dia, uma segunda equipe faz o reparo”, explica o engenheiro Pedro Henrique.

A operação está programada para acontecer durante o ano todo. “É um trabalho que vai qualificar ainda mais os colaboradores do SAAE, oferecer mais resultados e trazer menos transtorno para o cidadão. Ou seja, uma medida que ajuda nossa cidade em todos os sentidos”, finaliza o Diretor Geral do SAAE.