3º Concurso de Qualidade dos Cafés de Cambuquira, MG

Estão abertas as inscrições para o 3º Concurso de Qualidade dos Cafés de Cambuquira. Os interessados em participar têm até o dia 31 de agosto de 2021 para se inscreverem.

A disputa é promovida pela Prefeitura Municipal de Cambuquira através do Departamento de agropecuária, Sindicato dos Produtores Rurais de Cambuquira, Associação dos Agricultores Familiares de Cambuquira e Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). A inscrição é gratuita e pode ser feita no escritório da Emater, localizado no Prédio da Prefeitura Municipal de Cambuquira, os cafeicultores devem entregar as amostras.

Poderão participar os cafeicultores com propriedades em Cambuquira, com amostras de café Arábica produzidas no ano de 2021. O concurso contempla as categorias Café Natural e Café Cereja Descascados, Despolpados ou Desmucilados.

Os grãos passarão por análises física e sensorial, quando serão verificados critérios como: umidade, aspecto do produto quanto à secagem e cor, tipo e tamanho dos grãos, sabor, aroma, acidez, doçura e fragrância. A comissão julgadora será composta por membros do Concurso Mineiro de Qualidade de Cafés do Estado de Minas Gerais, sendo que os inscritos, também participaram da etapa estadual.

“Serão aceitas apenas amostras de grãos tipo 2 para melhor, de acordo com a tabela oficial brasileira de classificação de café. As amostras deverão ser nas peneiras 16 e acima, com vazamento máximo de 5% e umidade entre 10% e 11%”.

As normas de participação, seguirá as mesmas do Concurso Estadual de Qualidade de Cafés de Minas Gerais. O mesmo regulamento será entregue no ato da inscrição. Receberão certificados apenas os cafeicultores cujos cafés obtiverem pontuação a partir de 84 pontos.

“A iniciativa tem como objetivo contribuir para uma melhor qualidade de vida do cafeicultor e de sua família, promovendo agregação de valor e distribuição de renda, por meio da produção sustentável de cafés de qualidade. O concurso também tem um caráter educativo e visa promover a consolidação da cafeicultura familiar nos cenários regional, nacional e internacional”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cambuquira