Ilhabela faz treinamento para operadores de turismo e alerta para regras de avistamento de baleias

A Prefeitura de Ilhabela realizou um treinamento para o trade turístico diante da abertura da Temporada de Baleias e Golfinhos. A proposta é a estruturação do setor para trabalhar este segmento de forma sustentável.

O treinamento, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, teve como foco os monitores e guias de turismo, agências de receptivo, os representantes de marinas, bem como marinheiros e tripulantes de embarcações.

Mais de 60 pessoas estiveram presentes no treinamento que contou com as palestras de Sérgio Cipolotti, da Tauassu Consultoria Ambiental, e José Truda Palazzo Junior, do Instituto Baleia Jubarte.

Além disso, a capacitação contou com a participação de Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista, e Mia Morete, do VIVA Instituto Verde Azul. Um dos pontos mais importantes abordados no encontro tratou dos cuidados e regras necessárias para acompanhar o avistamento de cetáceos.

A chave para gerar consciência é difundir a informação. Nesse sentido, o turismo é um importante vetor de conscientização em relação aos cuidados na avistagem de cetáceos e no apoio à pesquisa para entender os hábitos das baleias e golfinhos que frequentam nossa região.

Confira aqui as regras básicas para o avistamento de cetáceos:
– Mantenha 100 metros de distâncias dos animais;
– Não persiga as baleias ou golfinhos;
– Não separe os animais do grupo;
– Não encurralem as baleias ou golfinhos;
– Não faça barulho;
– Não joguem objetos no mar;
– Não mergulhe com as baleias ou golfinhos;
– Não permaneça mais do que 30 minutos perto dos animais;
– Drones são permitidos somente acima de 150 metros;
– Proibido mais do que dois barcos simultâneos;
– Mantenha o motor em neutro e nunca acelere.

Por Radar Litoral