Itatiaia retoma realização de exames laboratoriais

O laboratório de análises clínicas Tullio Rezende, contratado pela Prefeitura de Itatiaia para atender demanda da rede municipal de saúde, voltou a realizar exames laboratoriais, nesta segunda-feira, dia 28. Na última sexta-feira, a unidade, localizada no Centro, retornou com o agendamento dos exames.  

As análises estavam suspensas por atraso no pagamento e agora, com o atual contrato regularizado, estão voltando a ser agendadas de forma gradativa. De acordo com a Secretaria de Saúde, as guias de exames que estão em atraso serão liberadas normalmente para marcação. Atualmente, o Laboratório realiza vários tipos de exames vindos de toda a rede municipal de saúde e o agendamento dos exames é feito pelas unidades básicas de saúde dos bairros. A média mensal é de 8200 análises.  

A Lídia Marques, moradora do bairro Jardim Paineiras, esteve no laboratório e junto, com a filha, colheram sangue. Ela relata a importância da retomada do serviço.  

– O funcionamento desse laboratório é fundamental para a população. É importante para diagnósticos e auxilia nos cuidados com a nossa saúde. Sou sempre bem atendida, os funcionários são muito atenciosos com a população.  

De acordo com o prefeito interino, Vaninho Rodrigues, a administração vem tomando as medidas necessárias no sentido de garantir a continuidade de serviços importantes para a população.  

– A prestação de serviços da saúde pública é um direito de todo cidadão. A paralisação desse serviço gerou preocupação e transtornos para os moradores que utilizam a rede municipal. Estamos trabalhando muito no sentido de regularizar e retomar com o que é fundamental – declarou o prefeito