Núcleo de Atendimento do Turismo Fluminense completa um mês de atendimento virtual

Onze municípios já foram atendidos pela equipe multidisciplinar da Setur-RJ/TurisRio

Em um mês, onze municípios já foram atendidos pelo Núcleo de Atendimento do Turismo Fluminense, iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) para apoiar e fomentar o desenvolvimento do turismo nas cidades do Rio de Janeiro. Todas as quintas-feiras, uma equipe multidisciplinar, durante reunião online, atende representantes das cidades, auxiliando os gestores municipais, esclarecendo dúvidas, acelerando demandas, alinhando parcerias e demais necessidades.

Entre as questões solicitadas, dúvidas sobre o projeto de sinalização, participação em feiras, captação de recursos, programa de artesanato, Cadastur e elaboração de projetos.

Para o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, o projeto vem ao encontro do objetivo da Setur-RJ, de fortalecer o turismo em todo o estado do Rio de Janeiro.

– Nosso Estado tem doze regiões turísticas com atrativos diversificados. Ao colocarmos nosso quadro técnico à disposição para entender as necessidades de cada cidade, estamos acelerando algumas ações e projetos. O papel principal do Núcleo é esse: viabilizar, com agilidade, quesitos que podem desenvolver o turismo do Estado.

Mário Seixas, secretário de Turismo de Guapimirim, participou do encontro online e levantou vários tópicos que considerou fundamentais para o desenvolvimento do setor no município serrano.

– Assim que soubemos da possibilidade de interagir diretamente com a equipe técnica da Setur e da TurisRio, através do núcleo, levantamos vários pontos. Na verdade, entre as opções que nos foram oferecidas, marcamos praticamente todas. Sabemos do potencial de Guapimirim e precisamos de todo o suporte possível para incrementar a atividade no nosso município.

Já Andrea Tinoco, secretária Adjunta de Turismo de São Pedro da Aldeia, fez questão de elogiar a iniciativa da Secretaria em oferecer o suporte online.

– É uma forma maravilhosa de conversar com diversos setores do Estado que tratam as questões do turismo. Durante esse encontro virtual, os profissionais me apresentaram vários caminhos importantes para agilizar diversas demandas em São Pedro da Aldeia.

De 20 de maio a 20 de junho, participaram do Núcleo de Atendimento ao Turismo Fluminense, os municípios de São Fidélis, Maricá, Cambuci, Teresópolis, Campos dos Goytacazes, Paty do Alferes, Paraty, Iguaba Grande, Guapimirim, Saquarema e São Pedro da Aldeia.