Prefeito André Português recebe Ministro Milton Ribeiro para Fórum de Educação em Miguel Pereira, RJ

Em mais um dia histórico para cidade na gestão de André Português e Pedro Paulo Quinzinho, o Exmo. Milton Ribeiro, Ministro da Educação do Brasil, visitou Miguel Pereira para participar do Fórum estadual de Educação com a presença de mais de 60 gestores e representantes dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 5 de julho.   

A gestão democrática e a garantia do padrão de qualidade são princípios assentados no ordenamento jurídico, e, portanto, faz-se necessário discutir permanentemente os processos de organização e gestão da educação, de modo a ampliar a reflexão acerca de conceitos e práticas que as direcionam, bem como garantir ações concretas em prol de uma educação de qualidade, por meio de encaminhamento de políticas universais, que se traduzam em processos e ações regulares e permanentes.  

Pela primeira vez na história, Miguel Pereira recebe um Ministro e um fórum estadual de educação, méritos da grande gestão realizada pelo Prefeito André Português e Pedro Paulo Quinzinho. Também esteve presente junto com o Ministro o Secretário Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Valle, o Presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) Marcelo Lopes da Ponte, além de dezenas de Prefeitos do estado do Rio de Janeiro, Deputados Federais e Estaduais.  

Foram realizados 45 atendimentos pela equipe técnica do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC), onde gestores e representantes de municípios do estado do Rio de Janeiro puderem repassar suas demandas municipais diretamente para a equipe especializada, que estava presente no evento, agilizando o protocolo de atendimento que geralmente é realizado na Capital Federal, Brasília. Para alcançar a melhoria e garantir uma educação de qualidade a todos, em especial a educação básica da rede pública, o FNDE se tornou o maior parceiro dos 26 estados, dos 5.565 municípios e do Distrito Federal. Neste contexto, os repasses de verba são divididos em constitucionais, automáticos e voluntários (convênios).  

Além de inovar o modelo de compras governamentais, os diversos projetos e programas em execução – Alimentação Escolar, Livro Didático, Verba Direto na Escola, Biblioteca da Escola, Transporte Escolar, Caminho da Escola, Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – fazem do FNDE uma instituição de referência na Educação Brasileira.  

Para o Prefeito André Português, a realização do Fórum pela primeira vez em Miguel Pereira é um marco, um evento de suma importância não só para a cidade de Miguel Pereira, mas para toda região fluminense do estado do Rio de Janeiro. “Com o grande apoio do nosso Governador Claudio Castro, o interior do estado está se fortalecendo, e assim tornando todo Rio de Janeiro, mais forte, competitivo e atraente para novos investimentos privados, que irão gerar empregos e renda para nossa população. Também compromissado com a educação em nosso estado, não medirá esforços para que ela seja elevada a um novo patamar, uma vez que para termos um país melhor, é preciso dar atenção a base, que sustentará a nação.” Finalizou, o Prefeito André Português.  

Por Louise Furtado | Assessoria de Imprensa