Vereador João Marcio é eleito a Primeiro Secretário do Legislativo de Itatiaia, RJ

Vereador exercerá pela segunda vez o cargo na Mesa Diretora 

De acordo com o amparo do Regimento Interno, seção IV, artigo 47, inciso II, o Segundo Secretário Vereador Eduardo de Almeida Pereira, o Dudu Pereira (PRTB), vinha realizando a leitura dos Trabalhos nas Sessões Ordinárias do Legislativo Itatiaiense, no lugar do Primeiro Secretário, Vereador Joel de Melo, o Joel (PTB).

Na 38ª Sessão Ordinária, do primeiro período do ano de 2021 da Câmara Municipal de Itatiaia, 28/06/2021, o presidente interino Alexandre dos Santos Campos, o Tim Campos (SOLIDARIEDADE), solicitou ao Vereador Marcos Vinicius Campos Leal que, na Ordem do Dia, fosse lido o pedido de vacância do cargo do 1º Primeiro Secretário e as defesas. 

Após a leitura do pedido de defesa ao Processo Administrativo Nº 041/2021, feito pelo Vereador Joel de Melo o presidente Tim Campos, com base no inciso 5, do artigo 29 do Regimento Interno, colocou em deliberação no Plenário o Requerimento solicitando a vacância do cargo do Primeiro-Secretário da Mesa Diretora do Biênio de 2021-2022. Após a votação foi aprovada pela maioria, 7 votos a favor. O presidente declarou: “Será marcada a votação para o cargo de Primeiro-Secretário da Mesa Diretora do biênio de 2021-2022”, determinou Tim Campos.

Na 43ª Sessão Ordinária do primeiro período do ano de 2021 da Câmara Municipal de Itatiaia, em 13/06/2021, o presidente interino Tim Campos ressaltou: “Conforme o Ato Administrativo Nº 100/2021, em que cumpre a decisão plenária do dia 28 de junho de 2021, cumprindo ainda o que determina o artigo 24 do Regimento Interno desta Casa, passaremos a eleição para a escolha do Vereador que ocupará a Primeira-Secretaria desta Mesa Diretora até 31 de dezembro de 2022”, informou o presidente. 

O presidente continuou: “Foi registrado apenas um candidato, o Vereador João Márcio Albino Silva. O Segundo-Secretário fará a ordem de chamada nominal e o vereador deverá declarar seu voto, se aprova ou rejeita o nome do Vereador João Márcio Albino Silva para o cargo de Primeiro-Secretário. Após a contagem dos votos, farei a declaração do eleito e o mesmo será empossado como o novo Primeiro-Secretário e assinará a ata de Posse”, determinou.

O Vereador Dudu Pereira realizou o chamamento de todos os vereadores pela ordem alfabética e em seguida os convidou para realizarem a assinatura na Ata de Posse. 

O presidente Tim Campos declarou: “Ficou decidido, 9 votos a favor e 1 contrário do vereador Marcos Vinicius Campos Leal, o Vini Celular (DEM). Sendo assim, o Vereador João Márcio Albino Silva, o João Marcio, ocupa a Primeira-Secretaria desta Casa e, o convido para assumir o cargo e assinar a Ata”, afirmou o presidente.

O vereador João Marcio, que já exerceu o cargo de Primeiro Secretário no primeiro biênio da 8ª Legislatura, agradeceu a todos a escolha de seu nome e enfatizou: “Agradeço a Deus e a todos por mais essa oportunidade. O cargo de Primeiro Secretário é um dos principais cargos da Câmara municipal que conduz os trabalhos da Mesa Diretora e o realizarei com muita determinação e honra”, finalizou o parlamentar.

Fotos: Marlene Modesto